Saúde - Cuidados com a pele

O que o cantor e compositor Michael Jackson e a atriz, modelo e apresentadora de TV Kim Kardashian têm em comum, além de serem celebridades e terem nascido nos Estados Unidos? Enquanto polêmico, o tratamento de vitíligo visivelmente transformou a pele negra do rei do pop em branca que este ano foi diagnosticada com psoríase.Embora tenha sintomas e tratamentos diferentes, essas duas doenças ainda não tem cura e fazem parte das psicodermatoses, afecções na pele e nas unhas, e no couro cabeludo desencadeados por fatores emocionais e psicológicos.

"Na realidade, o termo psicodermatose é apenas a maneira de expressar as relações entre a pele e os mecanismos psíquicos", diz a dermatologista Luciana Conrado, mestre em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da USP. Dentro desse conceito, psicodermatose são todas as doenças dermatológicas conhecidas que pioram com o estresse emocional. Além do emocional, também o meio ambiente e a herança genética são fatores que contribuem para o surgimento das doenças, acrescenta a médica e a psicanalista Soraya Rissa de Carvalho, de Belo Horizonte.

Fatores desencadeantes à parte, o fato é que Michael Jackson e Kim Kardashian são apenas alguns dos milhares de pessoas que integram o enorme grupo de vítimas dessas doenças de pele. Embora não existam estatísticas mais precisas, os dermatologistas estimam que 3% da população mundial, ou mais de 200 milhões de pessoas, é portadora de psicodermatose. No Brasil, dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia indicam que cada três pacientes que apresentam um problema de pele, um deles possui problemas emocionais como depressão, ansiedade e estresse que explicam o distúrbio.


Adotar hábitos mais saudáveis e encarar a vida de modo positivo são fórmulas eficazes para ter uma pele bonita e afastar o risco de contrair doenças cutâneas

"As preocupações, os pensamentos e tudo aquilo que se passa na mente se reflete na pele, já que as terminações nervosas informam a ela o que acontece na mente, explica a Luciana. Essa relação ficou mais evidente a partir do desenvolvimento da psiconeuroimunologia, na década de 1970 e da descoberta dos neuropeptídeos, as proteínas responsáveis pela comunicação entre o sistema nervoso central, o cérebro, e a periferia, a pele. "A pele e o sistema nervoso derivam do ectoderma, a camada mais externa das células embrionárias, Por isso, se a pessoa tiver predisposição genética, qualquer situação de estresse pode desencadear reações como acne, psoriase e vitíligo", completa Soraya.

Retirado da revista Planeta e editado por Edinilson Matias

Comentários