Ideologia de Putin ou putinismo

De fato que a ONU (Organização das Nações Unidas) obteve 141 votos contra a invasão russa e apenas 5 países a favor das investida em terras ucranianas com a decisão de Vladimir Putin. O que se pensa até o momento é que o governo de Moscou tende a expandir a influência sob o modelo soviético para as nações que a compunham anteriormente. E que de fato nessas áreas de conflito vivem em sua maioria russos e que por isso alega a sua anexação.  A superioridade bélica e militar russa é inquestionável mas a resistência ucraniana é invejável, e vemos as pessoas sofrendo para defender seu país arrasado por uma guerra sem justificativa, por utilizar meios violentos para atingir os seus objetivos.  De certo modo, Putin tende a ser o Czar deste século a ponto de censurar os meios de comunicação de seu país e alegar que a invasão na Ucrânia é uma operação de guerra. Eu percebo que isso é uma forma de tentar reverter a situação de representar o poderio russo que foi maltratado pelo Ocidente e países aliados dos EUA, a OTAN.  A decisão da Ucrânia em aderir a esse bloco de países foi o estopim para que a Rússia, do lado, desse uma resposta objetiva que não queria o incômodo dos interesses norte americanos na região até então, integrante da União Soviética. Uma vez que países bálticos como Letônia, Estônia e Lituânia, também ex-soviéticas e agora integrantes do Ocidente.  Como é de se esperar ou bem provável que comece uma no Guerra Fria, vamos aguardar os desenrolar da situação e que chegue logo a um consenso. 

Para entender melhor o conflito, vamos voltar um pouco na história da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética e após a decadência desta última em 1991, sob a ideologia socialista - por consequência diversos países fragmentaram e se tornaram independentes, dentre eles a Ucrânia e países vizinhos como a Geórgia e Moldávia. 

A Rússia como principal nação deste bloco e por onde saía as decisões políticas fez um papel principal no desenrolar das decisões territoriais, no entanto, as regiões de fronteira com esses países citados se tornaram alvo de disputa por grupos separatistas russos que lutam por retornarem ao território russo. Dentre esses exemplos podemos mencionar a Abecásia, região de conflito com a Georgia e Ossétia, deste país com a Rússia, a Transnístria disputada por Moldávia e Rússia e agora recente o conflito entre Rússia e Ucrânia pela região de Donetski e Luhanski, sem falar contudo da invasão militar russa em 2014 da península da Crimeia, região Sul da Ucrânia e local estratégico de saída para o Mar Negro. A região invadida da Crimeia anexada à Rússia  não é aceita pela comunidade internacional como território russo, mas vamos ver agora após o conflito entre os dois países e o que poderá resultar.

Por Edinilson de Sousa Matias


Comentários