Estrutura metálica funciona como um jogo de encaixe, reduzindo resíduos
Muito utilizada em construções industriais, mas ainda pouco explorada em empreendimentos prediais no Brasil, a estrutura metálica significa obras mais limpas, econômicas e com menos geração de resíduos. O uso de estruturas em aço tem várias vantagens: eficácia construtiva, alívio das fundações, redução do tempo de construção e da redução de resíduos, exemplifica o coordenador do laboratório de análise experimental de estrutura da UFMG, Francisco Carlos Rodrigues.
O diretor de vendas da Usiminas, Ascanio Merrighi, também enumera as mesmas vantagens do material e acrescenta o fato de o aço ser 100% reciclável. Ele completa que as estruturas também podem ser mistas de aço e concreto, aproveitando o melhor de cada tipo de material.
O uso de estrutura metálica na construção civil data do século XIX, mas no Brasil ainda é o concreto o tipo mais utilizado. Com o aço, a construção deixa de ser artesanal e passa a ser industrial, já que o material é produzido na fábrica e chega ao canteiro na medida certa, apenas para ser montado, como em um jogo de encaixe. O custo do uso dos dois tipos de estrutura (aço e concreto) é semelhante.
Para operar esse sistema, é preciso menos mão de obra, o que não significa menos emprego. Os empregos saem do canteiro e vão para as fábricas, diz Merrighi. O professor Rodrigues diz que os trabalhadores têm que ser mais qualificados, mas diz que isto não impede o avanço do sistema. Basta investir em treinamento, afirma. Os dois especialistas dizem que a maior barreira é cultural.
O Minas Tênis Clube enxergou as vantagens do uso de estruturas em aço e adotou o sistema em seu novo prédio, o Centro Cultural e de Facilidades, na rua da Bahia, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A edificação terá 14 andares e cerca de 23 mil metros quadrados. É uma obra mais rápida, com a peça certa no lugar certo, e mais limpa, diz o arquiteto da obra, Renato Gonçalves Salles.
No exterior, estrutura metálica está na maioria das obras
Ainda engatinhando no Brasil, o uso de estruturas metálicas já é ampla maioria em países desenvolvidos. No Japão, por exemplo, esse tipo de estrutura está presente em nove de cada dez empreendimentos, sejam eles industriais, comerciais ou residenciais.
Em países como a Inglaterra e os Estados Unidos, elas são cerca de 50%, mas, no Brasil, ficou em segundo plano, diz o coordenador do Laboratório de Análise Experimental de Estrutura da UFMG, Francisco Carlos Rodrigues.
No Brasil, o percentual de obras com estruturas metálicas é de cerca de 5%, diz o diretor de vendas da Usiminas, Ascanio Merrighi. Apesar de ser um índice pequeno, ele vem registrando um crescimento significativo nos últimos anos, afirma.
Por ANA PAULA PEDROSA
Fonte: https://www.otempo.com.br/economia/no-exterior-estrutura-metalica-esta-na-maioria-das-obras-1.580215
Comentários
Postar um comentário