Empresas investem em pesquisas para baratear custo de biodegradável
A Organização das Nações Unidas advertiu nesta terça-feira, no Dia Mundial do Meio ambiente, que a cada ano são produzidas mais de 400 milhões de toneladas de plástico no mundo e que apenas 9% desses resíduos são reciclados.
De acordo com um estudo apresentado hoje na Índia - sede global deste Dia do Meio Ambiente -, a ONU Meio ambiente revelou que 79% do lixo gerado do plástico estão em aterros sanitários ou jogados no meio ambiente e apenas 9% são reciclados e 12% são incinerados.
"Se os padrões de consumo e de gestão de resíduos continuarem, em 2050 haverá em torno de 12 bilhões de lixo plástico em aterros sanitários e no meio ambiente", consta no relatório intitulado "O uso exclusivo do plástico", onde é denunciado que cerca de 13 milhões destes resíduos são lançados ao oceano a cada ano.
"O plástico não é o problema, é o que fazemos com ele", ressaltou hoje Erik Solheim, diretor da ONU Meio ambiente, durante a apresentação do relatório em Nova Délhi, ao lado do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
O relatório é baseado em casos em 60 países que ilustram a complexa relação entre o plástico e a economia.
A partir deles, a organização apresentou uma bateria de recomendações dirigidas especificamente aos legisladores e líderes mundiais para "repensar como o mundo produz, usa e administra os plásticos de uso único".
Entre elas figuram a melhoria do uso dos resíduos, impulsionar alternativas ecológicas, educar os consumidores ou implementar proibições para determinados usos de plásticos.
"A avaliação mostra que tomar medidas pode ser indolor e rentável, com grandes lucros para as pessoas e para o planeta, o que ajudaria a evitar o lado atual dos custos da poluição", afirmou Solheim.
Em 2015, as embalagens plasticas representaram quase a metade do lixo desse material, sendo a China o maior gerador de resíduos de embalagens de plástico, mas os Estados Unidos são os que mais descartam o plástico.
Entre as principais conclusões do estudo, a ONU destacou os bons resultados das proibições por lei - como os que afetam as sacolas de plástico dos supermercados em alguns países - e as taxas.
Mais de 60 países introduziram sanções, proibições ou medidas restritivas contra o plástico, como Ruanda e Quênia que proibiram as bolsas de plástico.
Apesar disso, estima-se que a cada ano no mundo sejam consumidos 5 trilhões de sacolas plásticas, o que representa quase 10 milhões de bolsas a cada minuto.
Fonte: https://www.efe.com/efe/brasil/sociedade/onu-adverte-que-apenas-9-do-plastico-usado-no-mundo-e-reciclado/50000246-3638803
Comentários
Postar um comentário