Veja as 10 ciladas mais comuns para os recém-solteiros

O término de um relacionamento amoroso costuma vir acompanhado de sofrimento. É normal "curtir uma fossa" e ter uns dias para elaborar o "luto". Em alguns casos, porém, a situação também costuma ser seguida de típicas "ciladas" para os recém-solteiros, como tentar fazer ciúmes ao ex ou sair por aí difamando o antigo amor.
Apesar de comuns, essas "técnicas" não são eficazes. "Mais do que ciladas, são paliativos. Porque o fim de um relacionamento se resolve tendo que lidar com a sua própria perda", defende Jésus Santiago, professor de psicanálise da Universidade Federal de Minas Gerais.
Nesse caso, não tem milagre nem fórmula mágica. "Todo ser humano tem que passar por essas situações de crise. Um fator que permitiria lidar melhor (com o rompimento) seria o indivíduo conseguir amadurecer nesse processo", ensina o professor. Para isso, os novos solteiros podem lançar mão de artifícios como a leitura, o cinema, a religião, trabalhos voluntários e ioga, dentre outros. " É um bom momento para fazer uma psicoterapia", recomenda Santiago.
Em consulta  com os blogs SOS Solteiros e Guia Solteiros para saber as ciladas mais comuns em que os recém-solteiros costumam cair.

1- Esperar que o relacionamento volte ou forçar uma volta com o(a) ex
"Toca sua vida, olha para a frente" é o conselho de Dario Barbosa, do blog SOS Solteiros. Almy Fróes, alerta quanto a "reavivar" relacionamentos passados. "(A pessoa) pode entrar em uma bela furada e revirar histórias que já estavam resolvidas".

2- Colocar amigos em comum com o/a ex em saias justas, perguntando e querendo saber da vida do outro

"Ficar pedindo para o "brother", que é amigo do ex, contar o que ele(a) fez na balada é jogo sujo com os três-você, o(a) ex, o amigo. O problema é seu, não envolva ninguém nisso", recomenda Barbosa.

3- Falar mal do(a) ex
"Falar mal de ninguém é saudável. Se você fala mal de ex, está espantando novos relacionamentos, inclusos os amigos que já não aguentam mais (o papo)", afirma Barbosa.

4 - Abusar de bebedeiras, baladas comidas, drogas, parceiros(as) sexuais...

"Tudo o que é demais faz mal. Preencher o espaço de uma carência, com abusos, só vai trazer problemas e uma perigosa falta de equilíbrio", opina Barbosa.

5- Fazer ciúmes
"Fazer ciúmes para o(a) ex é algo muito comum para os 'adultolescentes', mas isso não é saudável", condena Barbosa.

6- Continuar saindo somente com amigos que ainda estejam em casal
"Não se deve afastar deles depois do término do relacionamento, mas também deve procurar fazer novas amizades solteiras", aconselha Fróes.

7- Acabar com as economias
"Muitas vezes, quando uma relação acaba, os planos para o futuro mudam. Mas isso não é desculpa pra torrar tudo ou deixar de economizar", defende Fróes.

8- Achar que sair de casa é só para 'pegar alguém' e se decepcionar com isso
"Na verdade, as primeiras saídas são muito mais para se distrair", revela Fróes.

Retirado do jornal O Tempo por Edinilson de Sousa Matias

Comentários