Morre a arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid, ganhadora do Pritzker, aos 65 anos

A arquiteta em frente à Serpentine Sackler Gallery, em Londres, e setembro de 2013. A galeria foi construída a partir de uma reforma de um atntigo armazém do século XIX Foto: Leon Neal / AFP

Morreu nesta quinta-feira, aos 65 anos, a anglo-iraquiana Zaha Hadid, considerada uma estrela da arquitetura mundial. Ela estava internada em Miami por conta de uma bronquite, quando sofreu um infarto.


Orgulhosamente árabe e iraquiana

Em 2004, ela se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura. Na época, o júri foi superlativo nos elogios: "Cada novo projeto é mais audacioso do que o último e as fontes de sua originalidade parecem intermináveis". Em 2016, também foi pioneira ao receber a medalha de ouro do Instituto Real de Arquitetura Britânica, na primeira vez em que o prêmio foi entregue a uma mulher.

Hadid foi também amplamente reverenciada no mundo árabe, como uma das poucas mulheres árabes ganharam status de celebridade internacional. "Eu li pela primeira vez sobre Zaha na sétima série", diz Loubna Mrie, uma colega síria. "Nós sempre a usamos como um exemplo. Sim, existem, mulheres bem sucedidas inteligentes. Olhe para Zaha, diríamos. "
Nascido de uma família abastada de sunitas árabes muçulmanos em Bagdá, Hadid foi educada na escola católica, e estudou matemática na Universidade Americana de Beirute, Líbano. Mais tarde, ela estudou na Associação Arquitetônica Escolar de Londres, tornou-se professora, e estabeleceu sua prática lá em 1980. Ela morreu um cidadã naturalizada do Reino Unido.

Uma mente inimitável, Hadid proposta muitas vezes deslumbrantes "swoopy" estruturas de vanguarda, ganhando o apelido de "Rainha da curva." Seu estrelato singular rompeu as profissões estereótipos dominadas pelos homens de carreira de arquitetura para as mulheres, árabes, emigrados ou qualquer um que já se sentia como um pino quadrado em um buraco redondo. Quando ela faleceu na aos 65 anos, Hadid era uma raridade, uma celebridade, e um Dame ungido.
Hadid estabeleceu-se por ganhar de alto perfil comissões culturais e foi reforçada pelas honras da arquitetura como na Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth em 2012. 
Marcas e celebridades fizeram fila para colaborar com Hadid: Chanel, Adidas (com Pharrell Williams), joalheiros Swarovski e Georg Jensen, Moleskine, os fabricantes de iates alemães Blohm + Voss, e claro, a escultural sapato $ 2.000 "alta-costura", concebido com a amiga e o teórico holandês Rem Koolhaas. Muito antes de "magra" movimento de hoje, Hadid foi uma única mulher à moda, que dirigia uma empresa de 400 pessoas.

A reputação de Hadid foi construída sobre idéias do desenho à frente do seu tempo. 
"O Trabalho de Hadid na Década de 1980 e Início de 1990 foi Surpreendente", "ela tinha uma tenacidade que a tecnologia possa dar a ideia de um edifício possa parecer sempre em movimento", Diz Lange.
Hadid recebeu o Seu prêmio na carreira de definição, em 2004 Pritzker, na Idade relativamente jovem de 53 anos apesar de só ter um pequeno corpo de obra construída. Torna-se a Primeira mulher a Receber o Prêmio Pritzker Architecture". 
Não importa o museu Inovador ela desenhou em Cincinnati-Estados Unidos, uma estação de fogo maravilhosamente estranha em Rhein, Alemanha.

Suas obras, com estruturas curvas e alongadas, deixaram marcas na paisagem de várias cidades do mundo. São de Hadid os projetos do Museu Maxxi, em Roma (pelo qual recebeu prêmio Riba Stirling 2010), da Guangzhou Opera House, na China (2010), e do monumental Centro Heydar Aliyev, em Baku, Azerbaijão (2013), e do Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres (2012).
O Dongdaemun Design Plaza está localizado em Seul, na Coreia do Sul, abriga um museu e um laboratório de design, entre outros serviços Foto: Ken Eckert
Inaugurado em 2011, o Museu Riverside fica em Glasgow, na Escócia. Está localizado no encontro de dois rios, o Clyde e o Kevin. Seu acervo contém materiais variados, desde pinturas até skates e bicicletas.Foto: Ian Dick
Um dos seus trabalhos também vai ilustrar um dos principais cartões postais do Rio: ela desenhou o luxuoso edifício residencial Casa Atlântica, na Praia de Copacabana, que ainda está em estágio de construção — seu primeiro projeto na América do Sul.

Guangzhou Opera House(Zaha Hadid Architects/Virgile Simon Bertrand)
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/morre-arquiteta-anglo-iraquiana-zaha-hadid-ganhadora-do-pritzker-aos-65-anos-18991254#ixzz44oODByW3 
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários