Instituição no bairro Novo Aarão Reis já é exemplo de preservação do ribeirão do Onça
| Engajamento. Alunos da Escola Municipal Herbert de Souza já participam de projetos para preservar ribeirão que fica ao lado do colégio
 
Escolas das redes municipal e particular começam o ano letivo conscientizando seus alunos sobre a crise hídrica. Nas 488 escolas, unidades de educação infantil e creches parceiras da Prefeitura, os 190 mil alunos foram recebidos com o projeto BH Contra o Desperdício. Uma aula inaugural aconteceu na manhã desta terça na Escola Municipal Herbert José de Souza, no bairro Novo Aarão Reis. “Toda a rede municipal está integrada com o projeto. Seu objetivo é fazer os alunos multiplicarem o conhecimento para suas famílias”, declarou a secretária de Educação de Belo Horizonte, Sueli Baliza, que participou da aula inaugural. Também estavam presentes o vice-prefeito Délio Malheiros e a gerente municipal de educação ambiental, Cidinha Campos. 
Segundo a secretária, além do projeto pedagógico, a prefeitura deve investir em infraestrutura para diminuir o consumo de água e energia elétrica nas escolas municipais. “Nosso objetivo é economizar 30% tanto de água como de eletricidade. Trocamos equipamentos e estamos estudando colocar reservatórios de água de chuva nas escolas”, afirmou Sueli. A secretaria, porém, ainda não tem o levantamento de quanto as obras economizariam em água e energia. 
A Escola Municipal Herbert José de Souza, que fica ao lado do ribeirão do Onça, foi escolhida para lançar a campanha em função de seus projetos que, há quatro anos, são dirigidos para a preservação do manancial. “Envolvemos todos os alunos na realidade em que eles estão inseridos e ficamos ao lado do afluente mais poluído do rio das Velhas”, explicou a diretora da Escola Herbert José de Souza, Iolane Vieira. 
Particular. No Colégio Franciscano Sagrada Família, no bairro Caiçara, o retorno das aulas trouxe a campanha Tome um Pingo de Consciência, Economize Água. Desde nesta segunda o colégio distribuiu cerca de 500 copos de água mineral com a frase da campanha. “É um brinde que tem o objetivo de conscientizar”, explica o diretor, Ilton de Oliveira Chaves Júnior. 
Desde 2014, o colégio está investindo em infraestrutura para evitar o desperdício. “Instalamos um hidrante, trocamos torneiras e descargas. Nessa primeira fase, investimos cerca de R$ 20 mil”, contou. 
Para Hilton, as crianças têm um apelo muito forte como multiplicadoras. “Quando um filho pede uma mudança de comportamento, é diferente”, concluiu. 
Nova Lima 
Retorno. Alunos das escolas municipais de Nova Lima voltaram às aulas nesta terça e foram recepcionados pelo Teatro Itinerante com os temas Uso Racional da Água e Consumo Consciente. 
Fonte: http://www.otempo.com.br/hotsites/crise-estrutural-do-brasil/escola-contra-o-desperd%C3%ADcio-1.988456 
 | 
Comentários
Postar um comentário