Versáteis e fofos, os terrários são os novos aliados do décor. Saiba como fazer o seu
As suculentas, como essas ao lado, “preferem” uma quantidade maior de cascalho |
Foi passeando pelo Pinterest – rede social de referências visuais – que o arquiteto Thomas Lopes, 26, se deparou com uma técnica diferente de paisagismo: os terrários. Aqueles pequenos jardins cultivados em recipientes de vidro chamaram sua atenção. “Me interessei pelo fato de ser uma coisa em miniatura e pela possibilidade de usar técnicas de jardinagem convencional mesmo morando em um apartamento. Sem contar o fato de exigirem baixa manutenção, o que faz sentido pra quem tem uma vida meio corrida, como eu”, diz.
Criado “por acidente” por um médico e botânico inglês no século XVIII, o terrário está em alta como objeto de decoração. Além das vantagens já mencionadas, os jardinzinhos são versáteis e cabem em diversos suportes, como aquários, compotas, tubos de ensaio e até lâmpadas. As plantas mais utilizadas são o musgo, o cactus e as suculentas.
Thomas preferiu fazer os seus por conta própria. “Parte da graça está em fazer com as próprias mãos. Além disso, a oferta para compra é baixa, e os preços são altos”, justifica. Para isso, ele usou basicamente tutoriais em vídeo, encontrados facilmente em uma busca no YouTube.
Faça você mesmo
Para quem quiser se aventurar, Carlos Melgaço, geógrafo e paisagista especializado em gestão ambiental, indica o uso de vidros resistentes e observa que é preciso separar as plantas conforme sua necessidade de água. “O cacto e as suculentas, por exemplo, vão bem juntos porque precisam de pouca água”, explica. Os terrários geralmente são regados poucas vezes, principalmente no caso dos fechados, que formam um ecossistema praticamente autossuficiente.
O importante para mantê-los vivos é ficar atento a essa necessidade e também à luminosidade que recebem. “Por isso, eu sempre indico que as pessoas os coloquem próximos a uma janela ou porta”, diz.
Em sua loja, a Villa Maris, Carlos tem opções de vários tamanhos e com diversas espécies de plantas, com preços que variam de R$ 15 a R$ 300, além de fazer sob demanda.
Também disponibiliza seus terrários na feira BAU (Bazar de Artes e Utilidades), realizada mensalmente no espaço CentoeQuatro. Na próxima edição, inclusive, que acontece nos dias 11 e 12 de abril, Carlos vai dar uma oficina em que ensinará técnicas para a confecção de terrários.
Fonte: http://www.otempo.com.br/pequenos-not%C3%A1veis-1.1011999
Comentários
Postar um comentário