Eslovênia - Pequena Europa

Pacotes casam país com a Croácia; principais destinos são Liubliana, Bled e Postojna


Gente
Turistas e locais ocupam o boulevard em happy hour no centro da capital eslovensa, Liubliana
O país é muito pequeno: tem apenas 2,5 milhões de habitantes que se espalham por um território menor do que o Estado de Alagoas. Menos explorada turisticamente do que a vizinha Croácia, a Eslovênia pode ser percorrida de norte a sul em três horas e de leste a oeste, em quatro horas. Os guias costumam afirmar que sua terra é uma síntese da Europa: as estradas são um tapete; as ruas das cidades são limpas e arborizadas; os pedestres têm prioridade no trânsito; e o patrimônio histórico é charmoso e preservado. Habitado há mais de 2.000 anos, é o terceiro país da Europa em área verde.
A população é altamente intelectualizada e ecologicamente correta. Os eslovenos preferem os produtos orgânicos, apesar de custarem mais caro. No aniversário, uma criança não ganha brinquedo, mas um livro. As pessoas também têm hábito de frequentar parques e teatros. Nos bares, um esloveno consome 180 litro de cerveja por ano.
No ano passado, na época de minha passagem por lá, a polêmica urbana era o transporte público. As autoridades discutiam no Legislativo municipal se os ônibus deveriam atrasar apenas 5 segundos em vez dos costumeiros 10 segundos. Mas a maioria da população já elegeu seu transporte predileto: a bicicleta, que pode ser alugada ao preço de 1,20 euros.
Em 2013, a Eslovênia começou a sentir os efeitos da crise europeia. Os preços estão elevados e os salários, baixos. “Aqui, é preciso trabalhar duro. Se um estudante tira nota 8 na escola, ele é uma decepção para a família. Ter um celular hoje é como ter um coração”, conta Alex Fernandes, nosso guia turístico  peruano.
A capital eslovena, Liubliana, está localizada entre as cidades de Veneza (Itália), Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria).
Fonte: http://www.otempo.com.br/pampulha/turismo/pequena-europa-1.781425

Comentários