Problemas coronarianos também estão ligados a jornadas extensas
Jornada. A pesquisa concluiu que o risco de AVC aumenta paralelamente à duração do tempo de trabalho |
Paris, França. O trabalho em excesso está ligado a um maior risco de problemas coronarianos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), revelou um estudo publicado nesta semana.
Check-up vascular salva vidas / Sequelas de AVC já são revertidas com botox / Salgante e sais light e rosa são opções para substituir o refinado / Idosos continuam a ser negligenciados, apesar de numerosos / Ter mais de 11 sinais no braço indica risco maior de melanoma / Em excesso, pensamento negativo afeta neurônios
Uma pesquisa com 600 mil pessoas originárias da Europa, dos Estados Unidos e da Austrália revelou que trabalhar mais de 55 horas por semana aumenta em 33% o risco de sofrer um AVC e em 13% a possibilidade de desenvolver um problema coronariano, em relação a quem trabalha entre 35 e 40 horas por semana.
Os pesquisadores analisaram durante sete a oito anos homens e mulheres sem histórico de problemas cardiovasculares até o início do estudo, tendo em conta outros fatores de risco, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo – destaca o trabalho publicado na revista médica britânica “The Lancet”.
A pesquisa concluiu que o risco de AVC aumenta paralelamente à duração do trabalho: 10% entre as pessoas que trabalham entre 41 e 48 horas, 27% entre quem trabalha entre 49 e 54 horas, e 33% além de 55 horas.
“Os profissionais de saúde deveriam ter consciência de que longos períodos de trabalho estão associados a um risco significativo de sofrer AVC e de desenvolver problemas coronários”, disse Mika Kivimäki, professor de epidemiologia da University College de Londres e coordenador do estudo.
O papel do estresse em doenças vasculares já foi objeto estudos, ao contrário da carga horária de trabalho.
Ao comentar a pesquisa, o doutor Urban Janlert, da universidade sueca de Umea, destacou que entre os membros da OCDE (Organização para Cooperação Econômica e de Desenvolvimento) a Turquia responde pelo maior percentual de trabalhadores atuando por mais de 50 horas semanais (43%), e a Holanda está na outra ponta (1%).
Atrás da Turquia, estão México (28,8%) e Coreia do Sul (27,1%). A França ocupa a nona posição (8,7%), segundo dados da OCDE.
Brasil
OIT. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, quase 20% dos brasileiros trabalha mais de 48 horas semanais
Fonte: http://www.otempo.com.br/interessa/excesso-de-trabalho-aumenta-risco-de-avc-1.1092790
Comentários
Postar um comentário