Quilos a mais aumentam a chance de incidência de diabetes e doenças cardiovasculares
Brasília. A obesidade pode reduzir em até oito anos a expectativa de vida das pessoas e em 19 o número de anos sem doenças, aponta estudo publicado ontem na revista médica “The Lancet”.
A investigação revelou que as pessoas com peso a mais, correspondente a um Índice de Massa Corporal (IMC) de 26, perdiam até três anos de expectativa de vida, conforme a idade e o sexo.
As pessoas obesas (IMC de 30) perdiam entre um a seis anos, enquanto as muito obesas (IMC de 35) tinham as suas vidas reduzidas entre um e oito anos, comparado com pessoas com um IMC ajustado à sua altura e dimensões. Considera-se que um IMC abaixo de 18,5 indica desnutrição ou algum problema de saúde, enquanto um acima de 25 revela sobrepeso. Acima de 30 há obesidade leve e de 40, obesidade pesada.
“O nosso modelo informático prova que a obesidade está associada a um risco mais alto de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes que, em média, vão reduzir drasticamente a esperança de vida das pessoas e os seus anos de vida saudável”, disse Glover. Segundo o estudo, o efeito do sobrepeso na perda dos anos de vida é maior entre os jovens com idades entre 20 e 29 anos, tendo chegado a 19 anos em dois casos de obesidade extrema, diminuindo com a idade. O excesso de peso reduz a esperança de vida, mas também os anos com vida saudável, definidos no estudo como os anos sem doenças associadas ao peso, como a diabetes de tipo 2 e as doenças cardiovasculares. “O quadro está claro: quanto mais uma pessoa pesa e quanto mais jovem é, maior é o efeito na sua saúde, pois tem mais anos à frente em que os maiores riscos de saúde associados à obesidade podem ter um impacto negativo na sua vida”, disse o pesquisador.
Brasileiros
Números. Dados recentes do Ministério da Saúde indicam que mais da metade dos brasileiros está com excesso de peso e 17,5% são obesos.
Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/mundo/obesidade-reduz-vida-em-oito-anos-1.957609
Comentários
Postar um comentário