Por trás de alguns produtos comuns em qualquer cozinha estão escondidas algumas toxinas
Tomate
Tomate
Até o ano de 1800, a maioria das pessoas nos Estados Unidos pensava que os tomates eram venenosos. A fruta em si não contém veneno, mas o caule e as folhas possuem uma substância conhecida como glicoalcalóide que, em níveis elevados, pode gerar problemas estomacais e nervosismo.
Mandioca
Algumas variedades de mandioca possuem ácido cianídrico, que pode causar intoxicação. Nas espécies de mandioca mais populares (aipim ou macaxeira), a concentração é insignificante. Porém, a “mandioca brava” possui uma quantidade maior e, se for malcozida ou crua, pode provocar intoxicação.
Batata
Não se deve comer batatas verdes, pois elas podem conter solanina, uma substância tóxica que causa alucinações, dores de cabeça, diarreia, vômito e dor abdominal. Apesar de prejudicial ao organismo, a quantidade de solanina presente nas batatas é bastante baixa. Seria necessário ingerir 3 kg para adoecer.
Feijão
Se malcozido, o feijão contém uma toxina chamada fitoemaglutina. O tipo vermelho possui quantidades maiores do composto, porém, a fervura ou o cozimento a uma temperatura elevada destrói a toxicidade. No entanto, consumir feijão cru poderá resultar em náuseas, vômitos
Fonte:http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/o-perigo-pode-estar-no-prato-1.784056
Comentários
Postar um comentário