Saiba dar presentes sem gafe

Consultores de moda orientam consumidores a não cometerem deslizes

Saiba dar presentes sem gafe
Consultores de moda orientam consumidores a não cometerem deslizes
HELENICE LAGUARDIA

O momento da dúvida ao escolher um presente de Natal para familiares e amigos pode provocar erros que poderiam ser evitados. Senão, por que tantas pessoas continuam trocando presentes indesejáveis no dia seguinte à festa? Para você não ser mais uma vítima desse deslize, damos alguns toques do universo da etiqueta - o que dar e o que não dar de presente para a sogra, o chefe, o melhor amigo entre outros.

A consultora de imagem e moda, Cris Rajão, disse que devemos tomar alguns cuidados na hora de presentear. "Só presenteie com roupas íntimas pessoas que você tenha realmente muita intimidade, como seu conjugue, sua mãe, sua irmã ou sua melhor amiga", aconselha Cris.

Outra opção que só vale para pessoas mais próximas são os perfumes. Cris Rajão explica que o cheiro é diretamente ligado à identidade pessoal. "Nem todo mundo gosta de ganhar", disse.

Se você decidir dar uma roupa de presente, Cris Rajão disse que é melhor procurar se informar sobre a numeração da pessoa que será presenteada. "É indelicado presentear uma pessoa que veste tamanho PP com uma peça tamanho GG", orienta a consultora que pede ainda para todos ficarem atentos ao estilo da pessoa a ser presenteada.

O estilista e consultor de estilo de vida, Eduardo Amarante, disse que alguns presentes são uma escolha elegante e podem ser dados sem medo. "Há ótimos livros de arte, lançamentos em DVD e mesmo objetos relacionados ao hobby da pessoa", enumera o estilista.

Eduardo Amarante disse que se soubermos que a pessoa joga tênis, futebol ou coleciona algum tipo de objeto - como pinguins, xícaras antigas, soldadinhos de chumbo, carrinhos ou caixinhas musicais - presentear com essas coisas será fácil e é muito especial para quem recebe. "O importante não é o valor do presente e sim saber que será lembrado. O que torna a pessoa ainda mais especial para quem ganha o presente", afirma Eduardo Amarante.

Comentários