Ideias para uma cidade mais bonita e justa

A convite de O TEMPO, quatro arquitetos criaram projetos para Belo Horizonte que podem ser executados agora ou no futuro. Livres para propor novas ideias, eles tinham como única obrigação apresentar sugestões que tornassem a cidade melhor e atingissem um grande número de belo-horizontinos.
Ideias para uma cidade mais bonita e justa
"Amo a cidade e sou parte da história dela", diz Gustavo Penna, 61, um dos convidados. Penna só gostaria que a capital ganhasse construções mais ousadas. "BH precisa perder o medo de ser feliz. Tem que ser uma cidade gentil, com avenidas e viadutos largos. Faltam aqui as construções imensas que vejo em outras capitais. A vida é muito curta para ser pequena", filosofa ele, que foi o responsável por desenhar projetos como o do novo Mineirão, o Expominas e a sede da Escola Guignard.

Carlos Teixeira, 44, outro profissional que aceitou o desafio proposto pelo jornal, é pessimista quando pensa sobre o futuro de Belo Horizonte, mas acredita que ainda há tempo para mudar os rumos. "Do jeito que a cidade vem crescendo, nada indica que vai melhorar. O crescimento para as periferias ocorre com uma baixa qualidade de infraestrutura e habitações. Agora é preciso ligar periferia com periferia, e não mais periferia com o centro", avalia.

Por coincidência, foi uma proposta ligada às áreas periféricas que a arquiteta e urbanista Cláudia Pires apresentou. A presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil em Minas Gerais (IAB-MG), que desenvolveu o esquema junto com o também arquiteto e urbanista Demetre Anastassakis, sonha com uma política de urbanização a partir das comunidades de baixa renda.

"Esses locais são centros dinâmicos da cidade. A justiça na metrópole se garante também com o uso planejado de investimentos públicos e privados", afirma Cláudia. Para ela, a implementação da ideia seria uma forma de melhorar não só Belo Horizonte, mas toda a região metropolitana, já que as bordas da capital são as regiões onde a pobreza está mais concentrada.



Arquitetos convidados por O TEMPO desenvolvem projetos para Belo Horizonte

Comentários