Desperdício de comida pode ser evitado com ações simples

Não consumir todos os alimentos causa, também, impacto sobre meio ambiente


TARA PARKER POPE

NOVA YORK, EUA. Na maioria das estimativas realizadas por órgãos de saúde, entre 25% e 50% de todos os alimentos produzidos nos Estados Unidos não são ingeridos. Eles são deixados nos campos, estragam no transporte, são jogados fora na mercearia ou esquecidos até estragarem.
Cuidados. Rob e Debbie Morse preparam torta com sobras do almoço; eles só usam alimentos cultivados em sua região, pois duram mais
Não consumir todos os alimentos causa, também, impacto sobre meio ambiente
Um estudo realizado no condado de Tompkins, Nova York, mostrou que 40% do desperdício de alimentos acontece em casa. Outro estudo, realizando pelo Laboratório de Alimentos e Marcas da Universidade Cornell, descobriu que 93% dos entrevistados reconheceram ter comprado comida que nunca usaram.

E as preocupações sobre a segurança alimentar levam muitos de nós a jogar fora comidas que estão perfeitamente boas. Em um estudo na Universidade Estadual de Oregon, foram apresentadas aos consumidores três amostras de alface, sendo que duas delas variavam em graus de marrom claro nas pontas e na base. Embora todas as três fossem comestíveis, e as pontas amarronzadas sejam facilmente cortadas, 40% dos entrevistados disseram que serviriam apenas as folhas totalmente verdes.
Em seu novo livro "American Wasteland: How America Throws Away Nearly Half of Its Food" ("A Terra Norte-Americana do Desperdício: Como os EUA Jogam Fora Quase Metade dos seus Alimentos"), Jonathan Bloom argumenta que, para se controlar o desperdício, não é só limpar o prato comendo tudo. "A má notícia é que somos extremamente desperdiçadores", disseBloom. "O lado positivo disso é que temos um papel real a representar aqui, e podemos efetuar uma mudança. Se todos nós reduzirmos o desperdício de comida nas nossas casas, teremos um impacto significativo".
Impacto. Um dos motivos para se preocupar com o desperdício de comida é porque ela é cara. Bloom explica que aproximadamente 25% dos alimentos que levamos para casa são desperdiçados, de acordo com vários estudos.
Do ponto de vista da saúde, permitir que frutas, vegetais e carnes frescas encham as geladeiras diminui a probabilidade de que comamos em restaurantes ou ingiramos alimentos processados. As comidas desperdiçadas também causam impacto ambiental. Restos de comida compõem mais ou menos 19% do lixo despejado nos aterros sanitários, onde acabam apodrecendo e produzindo metano, que é um gás do efeito estufa.

Comentários