Truques simples para harmonizar a casa e deixar corpo e espírito equilibrados
ANA ELIZABETH DINIZ
Ano-novo, vida nova. Pelo menos é o que se espera, mas não custa nada dar uma ajudinha para tornar este futuro próximo mais harmonioso e esperançoso.
O limiar de um novo ano é simbólico e, como todo rito de passagem, tem seus significados pessoais. É importante fazer um balanço do ano que se vai, listando conquistas e desafios.
Aproveite esse tempo para dar uma geral em sua casa, se desfazendo de objetos que não usa mais. Desapegue-se de roupas e outros itens que não têm mais função. Doe, eles vão fazer diferença para alguém.
Limpe, pinte paredes, arrume o jardim, repagine móveis velhos. Tente ser criativo e evite o consumo desnecessário.
Depois parta para a arrumação interior. Organize seus sentimentos, coloque-os na balança, cuide do seu corpo e do seu espírito. Aproveite para ler livros inspiradores e se encontrar com aqueles velhos amigos que você não pode ver durante o ano.
Incorpore em sua casa e ao seu corpo alguns rituais, flores, encantamentos, limpeza, boas intenções antes da virada do ano.
É preciso cuidar da casa, renovar as energias, equilibrá-las, mas também harmonizar o templo interior, restabelecendo metas, domando a ansiedade, expurgando as mágoas, ressentimentos, desencantos, escancarando as janelas da alma para um mundo de possibilidades.
Nesse sentido, o Esotérico convidou alguns especialistas para ajudar você a entrar em 2014 com alto astral.
Carlos Solano é arquiteto e anualmente ministra o curso Casa Natural, em que resgata a cultura e sabedoria populares, com receitas de erveiros e benzedeiros, terapias da casa e ecologia, de olho no bem-estar.
“Habitar vem do latim habitare, que significa ter-se, tomar posse de si mesmo. Agora, se tomarmos como base a sabedoria dos erveiros e benzedeiros, temos dois caminhos principais de tratamento das casas: purificar (desintoxicar) e abençoar (positivar)”, propõe Solano.
Allan Lopes é geobiólogo e criador da Casa Saudável, espaço de consultoria em geobiologia no Brasil. Ele desenvolveu a linha “intenções da casa” que traz produtos para despertar bons sentimentos em todos que frequentam o ambiente e ajudar a manter em mente os objetivos para o ano novo.
“A virada do ano traz uma série de expectativas. Fazemos listas de resoluções, planejamos mudanças, e há até quem utilize de simpatias e orações especiais para entrar no novo ano com o pé direito. Mas a casa também pode ser uma grande aliada na busca pela qualidade de vida e para alcançar nossos objetivos, porque pode aumentar nossa energia e vitalidade, promover a harmonia e até mesmo diminuir o estresse”, diz Allan.
A taróloga e estudiosa das runas Miriam Carvalho acredita que as simpatias funcionam “porque todo ato de vontade é uma forma de magia que é a capacidade de realização, que emana de forças psíquicas, e que transforma em real uma vontade dirigida”.
Os especialistas propõem a simplificação da vida, a atenção plena ao que se está fazendo sem a necessidade de distrações como celulares.
Por isso, comece. Arregace as mangas e não deixe que sua listinha de resoluções para o novo ano fique apenas no papel. Faça diferente, faça novo. Invista na felicidade.
A jornalista Ana Elizabeth Diniz escreve neste espaço às terças-feiras. E-mail:anadiniz@terra.com.br
Sabedoria
Budismo. Os ensinamentos fundamentais falam de compaixão e desapego. Quando o homem entende a impermanência de todas as coisas, ele se desapega e o sofrimento cessa.
Comentários
Postar um comentário