Distúrbios do sono incluem sexo e envio de textos pelo celular

Instintos seguem funcionando mesmo quando a consciência está adormecida


Londres, Reino Unido. Cada vez mais pessoas têm procurado ajuda médica devido a distúrbios do sono, mas algumas apresentam comportamentos mais exóticos. Só na Grã-Bretanha, mais de 30% da população sofre de insônia ou outros problemas, e alguns chegam a mandar mensagens de texto, comer e até manter relações sexuais enquanto dormem. Esses distúrbios que impedem as pessoas de terem uma noite de sono saudável podem ter conseqüências mentais e físicas sérias.

Clínicas britânicas dizem receber mais de 50 pacientes por semana - um número cinco vezes maior do que o registrado dez anos atrás. Mas o que chama a atenção é a ocorrência de comportamentos cada vez mais estranhos.

Cada vez mais pessoas estão enviando mensagens de texto a partir de seus celulares enquanto dormem, diz Kirstie Anderson, que gerencia o Departamento Neurológico do Sono do Serviço Nacional de Saúde britânico. "É muito comum que as pessoas façam durante o sono coisas que fazem repetidamente durante o dia", diz a médica.


No caso das mensagens de texto, a maioria não faz muito sentindo, diz a médica, acrescentando que a medicina ainda tem pouco conhecimento sobre esse comportamento.

Carícia. "Sexsomnia" é o termo em inglês que descreve a condição de pessoas que fazem sexo dormindo. Até agora há poucas pesquisas médicas sobre o fenômeno, porém cada vez mais casos são descritos. Eles podem se tornar mais frequentes em pessoas que sofrem de estresse ou consumiram álcool ou drogas. Variam de algumas carícias ao ato sexual completo - em alguns casos com consequências sérias.

Segundo o especialista Chris Idzikowski, diretor da Clínica do Sono de Edinburgh, que produz laudos em julgamentos que envolvem estupros e abuso sexual, essas desordens do sono são mais comum no estágio de "sono pesado" na qual a parte do cérebro responsável pela consciência e o raciocínio está desligada. Nessa fase, porém, a parte responsável pelas necessidades básicas, como o sexo, continuam funcionando.

"É comportamento instintivo, as pessoas não estão conscientes na hora", diz. "Quando você está em sono profundo, o processo de decisão moral e racional não ocorre. Fico surpreso com os tipos de problemas de sono que as pessoas têm e frequentemente não fazem nada para obter ajuda".

Fonte: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=216461,OTE&busca=Disturbios%20do%20sono%20incluem&pagina=1

Comentários