Compostos são feitos à base de plantas; não há restrição de idade para o uso
A terapia floral é indicada para os mais diversos tipos de tratamento. Utilizando as flores, arbustos e plantas como princípio ativo, ela estimula o equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios e harmonizando a pessoa no meio em que vive.
Os florais, criados pelo médico inglês Edward Bach na década de 1930, não têm contraindicações, podendo ser utilizados por pessoas de qualquer idade, e suas fórmulas são vendidas sem receita em farmácias de manipulação.
"As essências florais podem ser usadas paralelamente a qualquer medicamento, com segurança, não havendo nenhum tipo de interferência. Não há contra-indicações, pois são totalmente naturais. Os medicamentos não causam nenhum tipo de dependência ou efeito colateral", garante Lilian Dayse Pinto, terapeuta floral.
A estudante de jornalismo Bárbara Diniz, 21, tomou os florais durante três meses. "Na época, não passei por consulta. Notei que fiquei mais calma e tranquila durante o tratamento", comenta.
Ela também conta que, pelo excesso de trabalho, associado a uma extensa carga de estudos, uma tia indicou o tratamento com florais para amenizar o estresse causado pela rotina.
A jovem tomou os compostos que amenizavam os efeito da sensação de tristeza e do estado depressivo. "O medicamento ajudou muito", diz.
Também usuária dos florais, Marli Araújo, 55, não fica sem os produtos. Mas, diferentemente de Bárbara, ela faz acompanhamento há dois anos com um especialista no assunto. "Gosto muito do tratamento de reposição hormonal que faço com os florais à base de amora. De três em três meses, vou à terapeuta para ajustar as doses, mas não fico sem os medicamentos", relata.
Marli esclarece que não tem costume de comprar o medicamento floral por conta própria. "Tomo de três a quatro diferentes compostos. Tem época que sinto muito calor, e os remédios me ajudam a equilibrar meu organismo", destaca.
Mas há, também, quem não acredite no poder das flores. "Minha tia me indicou a terapia, mas não notei qualquer efeito. Tomei o medicamento para ansiedade. Foram dois frascos por cerca de 90 dias e não senti melhora", explica Fabiana Ribeiro Alves, 32, relações-públicas.
A argumentação dela vai de encontro a uma grande dúvida dos pacientes antes de iniciarem o tratamento: os florais funcionam apenas com a fé.
"De forma alguma essa argumentação procede. O efeito do tratamento chega a ser mais rápido em bebês e animais, que na maioria das vezes, nem têm consciência do que estão ingerindo", explica Lilian.
Nesta terça-feira, será feita uma roda de conversa com o tema "Psicologia e prática dos florais". O evento será às 19h, na rua Timbiras, 1532, 6º andar, Lourdes, Belo Horizonte.
MINIENTREVISTA
"Bebês têm resultados mais rápidos"
Lilian Dayse
Terapeuta floral
Quais são as principais indicações do tratamento com floral?
Eles são indicados para tratar todas as queixas emocionais, como medo, insegurança, depressão, ansiedade, estresse etc. Eles auxiliam no autoconhecimento e ampliam a consciência. Trabalham as emoções que estão causando somatizações e facilitam a lembrança dos sonhos.
Em quanto tempo podem ser notados os efeitos?
Pode ser imediatamente ou até após um mês. O mais comum é de dois a cinco dias de uso. Percebemos que os animais, bebês e até plantas costumam apresentar os resultados mais rapidamente. Acreditamos que isso ocorre pelo fato de eles não apresentarem resistência ao floral.
Para iniciar um tratamento floral, a pessoa tem que consultar um especialista?
A pessoa pode comprar o produto em farmácias, mas, dessa forma, não se caracteriza em tratamento e, sim, um auxílio pontual. No entanto, para obter resultados profundos e com duração a longo prazo, é necessário a consulta com um especialista, ou seja, com um terapeuta floral.
Os florais podem trazer de volta o equilíbrio para o organismo?
A partir do efeito das essências florais, que expandem e clarificam a consciência, possibilitando as mudanças de valores com comportamentos mais adequados, a pessoa pode se harmonizar.
Comentários
Postar um comentário