Bill Gates investe em tijolo biodegradável inventado por mineiros

imagem da noticia Bill Gates leva tijolo do Brasil a países da África
Está sendo desenvolvidos tijolos biodegradáveis para a construção de fossas sépticas na África. Este projeto está sendo executado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerias e coordenado por Antônio Ferreira Ávila. Antônio foi premiado com US$ 100 mil na primeira fase do programa Grand Challenges Explorations, iniciativa da BMGF (do inglês Bill & Melinda Gates Foundation que significa Fundação Bill e Melinda Gates) voltada à promoção de inovações na área da saúde.  

Em média, cem países participaram, onde mais de 2,5 mil proposta foram recebidas pelo programa, no qual apenas o projeto da Universidade Mineira foi aceito.
 Em sua sexta edição, o programa da BMGF selecionou projetos que tivessem como objetivo:
• Aplicativos para celulares que auxiliem o desenvolvimento da saúde;
• Construção de tecnologias sanitárias;
• Tratamento para o caso de poliomielite e a Aids capazes de proteger as mães e os recém-nascido dessas doenças.

A construção de tecnologias na área sanitária ficou a cargo da UFMG.

O tijolo ecológico é feito produzido por bioplástico, que consiste ser feito com amido e fibras vegetais. Os tijolos bioplásticos são biodegradáveis, com tempo de vida útil de dois anos. Os mesmos serão usados para construção de fossas. Para serem fabricados, esses componentes são misturados, transformando-se em uma pasta que é posta em formas e prensada. Esse tipo de tijolo é menos agressivo ao meio-ambiente. Os tijolos de barro ou cimento são “cozidos” em fornalhas, enquanto o bioplástico é “cozido” pelo sol.

As fossas que são feitas a partir do tijolo de barro ou cimento, quando são instalados ficam permanentemente, enquanto os biodegradáveis são absorvidos pelo meio ambiente juntos com os dejetos, fazendo com que no futuro aqueles dejetos de transformem em adubo, dando a possibilidade de o local ser utilizado novamente. 

Os tijolos serão parecidos com o brinquedo “lego”, para facilitar a sua instalação. Terão também o tamanho convencional e serão ocos, com espessuras diferentes, de forma que os que ficarem no fundo sejam mais resistentes e não haja risco contaminação do solo. 
Fonte: http://lancamentosrj.com/noticias/Olimpiadas-2016/bill-gates-leva-tijolo-do-brasil-a-paises-da-africa.html

Comentários