Profissional da limpeza é modelo para menores


Fonte: www.otempo.com.br

Os pais do menino Petros de Barros ficaram surpresos quando o filho pediu que o tema de sua festa de aniversário de 4 anos fosse uma homenagem aos garis. Fascinado pelo universo que envolve a coleta de lixo, o garoto chegou ao evento, no último dia 16, em Belo Horizonte, vestido como um funcionário de limpeza urbana. Ele também se divertiu com a decoração temática. Ontem, Petros bateu o pé e quis ir para a escola novamente com o uniforme de gari. Mais tarde, a convite de O TEMPO, ele foi levado pelo pai, o engenheiro civil Rudá de Barros, 48, para um encontro com alguns de seus "heróis" na garagem da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), na avenida dos Andradas, no centro. Na companhia do gari Robson Rodrigues Machado, 46, o filho de Rudá e da engenheira Dêlasávia de Barros, 34, teve ontem um contato mais próximo com a profissão que tanto admira. "Fico feliz de ver que o preconceito com os garis está diminuindo e que os pais não tentaram destruir esse carinho que ele sente pela nossa classe", disse Robson, que tem 26 anos de experiência. De acordo com a mãe, Petros observa o vaivém da turma da limpeza desde os 2 anos e meio. "Não sei de onde surgiu esse interesse. Acho que é por causa da alegria que os garis demonstram durante o trabalho", acredita Dêlasávia.

Diferente. A mãe de Petros conta que foi preciso mandar fazer a roupa para o filho e todo o cenário da festa, que tinha miniaturas de caminhões de coleta de lixo. Os balões foram nas cores da SLU, laranja e verde. "O Petros ficou tão feliz quando viu o sonho dele realizado que só quis ficar se divertindo com a decoração", relembra Rudá, que conseguiu um uniforme emprestado na SLU para usar no dia da festa, em um salão do bairro Santa Efigênia, região central. Os pais do garoto dizem entrar na brincadeira. Segundo eles, o filho fala que quer ser gari quando crescer. A família mora no bairro São Lucas, região Leste. Apesar de gostar de jogar bola e ver televisão, o passatempo preferido de Petros é brincar de ser um funcionário da limpeza pública.

VEJA VÍDEO DO ANIVERSÁRIO DO MENINO:

A homenagem emocionou funcionários da SLU. "O aniversário foi dele, mas fomos nós que ganhamos o presente", diz Milton Marinho, 47, que foi gari durante 29 anos e hoje trabalha no setor administrativo. "Sempre procurei ser amigo dos moradores. Isso me rendeu muitas alegrias. Um reconhecimento desse, vindo de uma criança, é muito gratificante ".

Petros se divertiu ontem na garagem da SLU, no centro, onde brincou de gari
"Petros dá exemplo para gente como Boris Casoy", afirma gari
Feliz com o reconhecimento do menino Petros de Barros, 4, o gari Robson Machado disse que o pequeno admirador é um exemplo. "Ele deu uma lição para o Boris Casoy e muitas outras pessoas por aí. É bom ver que a mentalidade a respeito do nosso trabalho está mudando", afirmou Machado, referindo-se a uma frase dita pelo jornalista da Rede Bandeirantes em dezembro de 2009. Casoy ofendeu dois garis que apareceram na edição do "Jornal da Band" desejando feliz Ano Novo. Dêlasávia de Barros, mãe de Petros, conta que o filho gosta de acenar para os funcionários da limpeza urbana e de acompanhar cada detalhe do trabalho deles. (JT)


VEJA VÍDEO DO ANIVERSÁRIO DO MENINO:


 
FOTO: RODRIGO CLEMENTE
Petros se divertiu ontem na garagem da SLU, no centro, onde brincou de gari

Comentários