Imóveis de contêineres são apostas do mercado

Sustentáveis, fáceis de manipular, encaixáveis, com isolação térmica e resistentes às condições climáticas, como frio e calor, tempestades e grandes ventanias, os imóveis de contêineres, famosos no exterior, têm ganhado cada vez mais espaço  no mercado imobiliário brasileiro. Segundo especialistas, o conceito está agregado a diversos benefícios e, com bom gosto e um bom projeto, pode se tornar um empreendimento de alto padrão e tem atraído as classes média e alta.

A grande vantagem das construções de contêineres é o tempo de entrega. O processo é rápido e, com isso, menos despesas, são geradas. Em 90 dias conseguimos entregar uma casa de três quartos", afirma Leonardo Cunha, diretor da Ecogeração, empresa de Belo Horizonte especializada no assunto.

"Há facilidade de transporte e a perda de material é baixa, evitando desperdícios", complementa Roberto Judice, do Grupo EPO, que trabalha com o segmento.

De acordo com levantamentos, a quantidade de entulho gerada durante a construção com contêiner é realmente menor, tornando a obra mais limpa, empregando menos recursos naturais, comuns na construção de alvenaria.

Por falar em casas de alvenaria, outra vantagem dos contêineres é que são desmontáveis e podem ser levados para qualquer lugar, no caso de uma mudança de lote, por exemplo. A possibilidade de ampliação, sem muito transtorno com a reforma, também é destaque para quem opta por essa opção.

DIVERSIDADE. Suportando peso, os contêineres podem ser usados não só para a construção de casas, como também de lojas, estandes, edificações residenciais e comerciais como um todo. Unidas lado a lado, as estruturas geram espaços de diferentes tamanhos, para diversos públicos. Empilhados, podem virar um prédio de cinco andares.


Modernização. Mesclados com alvenaria ou com outras medidas construtivas, contêineres são práticos, encaixáveis e enobrecem projetos

RECEIO. Mas, segundo especialistas, embora vantajosos, muitas pessoas ainda têm preconceito com com as casas de contêineres, principalmente por acharem que as paredes de aço ficarão à mostra. Porém, a realidade não é essa. É possível aplicar madeira, drywall, entre outros materiais capazes de camuflar o aspecto industrial. Combinado com o vidro, por exemplo, o projeto pode ganhar um toque de sofisticação e originalidade. Placas de energia solar, sistema de coleta e armazenamento de água de chuva ou ainda telhado verde também são aplicáveis.

PREÇO. Em relação ao preço, Igor Marfará, diretor do Grupo MMC, afirma que embora muitos acreditem que é uma construção mais barata, as com contêineres chegam a ter um preço superior do que as convencionais, principalmente pelo fato de serem rápidas, práticas e sustentáveis.

"O valor depende muito, varia com o projeto escolhido e com os materiais que serão utilizados. Normalmente, é cerca de 20% maior do que uma construção de alvenaria, mas com inúmeras vantagens, dentre elas a possibilidade de desmontar", frisa Marfará.

Segundo ele, antes de optar por essa modalidade de construção, é preciso contactar uma empresa com credibilidade, com experiência nesse mercado.

De acordo com Leonardo Cunha, da Ecogeração, é preciso cuidado com o equipamento e fazer a instalação correta e proceder a descontaminação do contêiner, evitando riscos de danos à saúde dos operários e dos usuários finais.

Fonte: Jornal o Tempo, Belo Horizonte-MG, Brasil, 22 de junho de 2014 e editado por Edinilson de Sousa Matias

Comentários