Pequenas ações podem evitar que a ansiedade se torne um problema


De acordo com a psicóloga especialista no tratamento de pessoas com distúrbios de ansiedade Tamar E. Chansky, o estresse do dia a dia se acumula. Ela acrescenta que você será muito mais capaz de lidar com um desafio sério e inesperado se baixar seus níveis de estresse diário. Quando a preocupação é uma constante, "demora menos para começar a subir as escadas que te fazem ficar agitado ou cheio de sintomas físicos, até mesmo nas menores situações", escreve ela em seu manual "Freeing Yourself From Anxiety" (libertando-se da ansiedade, em inglês). 

Muitos acham que a solução está no pensamento positivo. Tamar, porém, recomenda algo diferente: pense no possível. "Quando estamos presos no pensamento negativo, nos sentimos sem opções. Assim, para sair disso, precisamos ser lembrados de todas as opções que temos", escreve. 

Se estabelecer suas opções não for algo que você consegue fazer facilmente sozinho, consulte outras pessoas para sugestões. Uma caminhada com os amigos, por exemplo, pode ser a situação ideal para que alguém surja com uma ideia de alternativa para o seu problema. E, mesmo se nenhuma das sugestões apresentadas pelos outros funcionar, pelo menos, eles estreitam as possibilidades de cursos de ação e fazem o problema parecer menos limitador. "Se as outras pessoas não estão no mesmo espiral que você, elas podem ter ideias nas quais você não havia pensado. Nós, frequentemente, fazemos isso com as pequenas coisas. Mas, quando são coisas grandes que estão em jogo, hesitamos para pedir conselhos. E, curiosamente, é quando mais precisamos deles", afirma Tamar. 

Ela chama isso de "esforço comunitário de ordenamento", que pode trazer mais do que conselhos. Durante um período especialmente desafiador, como ter que lidar com uma doença séria da esposa ou do marido, por exemplo, amigos e familiares podem ajudar nas tarefas práticas como fazer supermercado, cozinhar as refeições, limpar a geladeira ou pagar as contas. "As pessoas querem ajudar as outras quando estas estão necessitadas. É assim que o mundo gira", declara. 

Outra das valiosas dicas dela é "soltar a corda". Quando estiver se sentindo pressionado para arrumar um jeito de consertar as coisas imediatamente, "dê uma volta de alguns minutos, mas prometa voltar para a situação". Como se faz com um computador que trava, Tamar sugere que você "se desligue e se revigore", talvez tirando um tempo para respirar, inspirando e expirando calma e conscientemente. "Quanto mais você praticar a respiração relaxante, mais ela se fará útil quando você precisar dela", ensina. 

A psicóloga também sugere tirar um tempo para fazer algo físico. "O movimento muda o momento", diz. Faça uma caminhada ou um passeio de bicicleta, ligue para um amigo, olhe um álbum de fotos, ou faça um pequeno trabalho de limpeza, como arrumar seu criado-mudo. Quando você estiver com a cabeça mais limpa e se sentindo menos sufocado, você será mais capaz de entender o próximo passo.
Traduzido por Raquel Sodré

Fonte: http://www.otempo.com.br/pampulha/pequenas-a%C3%A7%C3%B5es-podem-evitar-que-a-ansiedade-se-torne-um-problema-1.8376

Comentários