Compromisso com gerações futuras

Projeto de educação nas escolas coloca em voga o cuidado com a natureza


ANA PAULA BRAGA




Mas o que as escolas têm ensinado quando o assunto é o compromisso com a sustentabilidade? Para a psicanalista, psicopedagoga e diretora da clínica multidisciplinar Aprendizagem e Companhia, Ângela Soares, os projetos que remetem à sustentabilidade são extremamente importantes na formação de crianças e adolescentes em idade escolar. "Ações voltadas para o meio ambiente e para a cidadania despertam sentimentos de solidariedade e responsabilidade, que são diferenciais na personalidade de uma pessoa", explica.

Além da conscientização cidadã, ela acredita que projetos desse tipo nas escolas fazem com que a família comece a se envolver mais com a vida escolar dos filhos, o que potencializa ainda mais o aprendizado. "Essa participação faz uma diferença enorme no desenvolvimento. As crianças ficam com maior autoestima e bons sentimentos são estimulados, como o respeito e a confiança", observa. 

Centro de Biodiversidade Usiminas, onde é realizado o projeto Xerimbabo
Projeto de educação nas escolas coloca em voga o cuidado com a natureza
Engajados

A turma do terceiro ano do colégio Núcleo da Criança, na região da Pampulha, cada um dos alunos sabe de cor as ameaças e os cuidados necessários com o meio ambiente. Ao longo de todo o ano passado, a turma trabalhou a situação da Mata Atlântica em um projeto multidisciplinar. 


"Foi muito legal, porque eles realmente compraram a ideia", afirma a professora Silvânia Soares. A experiência foi muito além das expectativas e, inclusive, mudou a forma com que a escola tratava os assuntos ambientais. Após um ano de trabalho, foi formado um pequeno exército de defensores da natureza, prontos para cobrar e questionar a atitude dos adultos em casa e também na própria escola.


Além de ensinar sustentabilidade, as instituições de ensino dão o exemplo na prática. No Espaço Escola, também em Belo Horizonte, as ações sustentáveis ficam sob o mote do projeto Saber Cuidar, que envolve cuidados com o planeta e o meio ambiente. "O mais importante é cuidar do presente, para que, no futuro, possamos colher bons frutos", diz a coordenadora pedagógica Adriane de Oliveira e Silva.


Uma das iniciativas é a Feira de Trocas Solidária, que teve sua primeira edição em 2008. Nela, alunos e famílias são estimulados a trocarem produtos ou conhecimentos sem o uso do dinheiro. Um exemplo foi a troca de mudas de trevos da sorte, plantadas pelos alunos da primeira série, por azulejos quebrados, que serviram para a reforma do muro das salas do Fundamental I.


Fonte:http://www.otempo.com.br/capa/economia/compromisso-com-gera%C3%A7%C3%B5es-futuras-1.290166

Comentários