Produzir conteúdo para o YouTube traz sucesso, mas paga mal

Site estimula conteúdo de qualidade, com bolsas e estúdios

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Esforço. Olga Kay publica pelo menos 20 vídeos por semana em seus canais, que têm, juntos, 1 milhão de assinantes

São três da tarde, e lá fora mais uma tarde brilhante em Los Angeles acena para nós. Mas Olga Kay fecha suas cortinas, deixando a sala semiescura. Ela está de pé desde as oito da manhã, sentada em frente a uma tela brilhante, lançando comentários alegres enquanto navega pelo violento jogo Grand Theft Auto 5.

A maratona de videogame não é uma diversão; é seu emprego. Kay, de 31 anos, faz parte de um grupo emergente que vem tentando ganhar a vida produzindo conteúdo para o YouTube. Sem roteiristas ou produtores, ela se fez estrela de cinco canais no YouTube que, juntos, atraem 1 milhão de assinantes. Esse público a ajuda a ganhar dinheiro através de publicidade, patrocínios e mercadorias.

É um trabalho frenético. Kay, que iniciou a carreira como malabarista na Rússia, transformou tudo em sua vida em material para seus vídeos. Sua sala foi transformada em um estúdio para a Olga Kay Games, um espaço ao lado da cozinha é usado como sala de edição, e seu quarto foi pintado com faixas brancas e cor-de-rosa como fundo para a gravação de “Mooshville”, em que ela oferece dicas de maquiagem e moda.

No total, ela publica ao menos 20 vídeos por semana em seus canais principais – um ritmo extenuante. “É muito estressante. Toda manhã eu acordo e penso: ‘O que posso fazer que seja diferente e me mantenha relevante por mais um ano?’”

Kay está na vanguarda da revolução do entretenimento “faça você mesmo”, que o YouTube cultiva desde seu lançamento, em 2005. Mais recentemente o site vem buscando atrair o tipo de programação de alta qualidade que os anunciantes possam desejar. Para isso, tem oferecido recursos e incentivos para ajudar os produtores de vídeos amadores a expandir seu negócio.

Corrida do ouro. Em 2012, o YouTube anunciou um programa de parceria para permitir que os produtores de conteúdo compartilhem com o site a receita de anúncios em seus vídeos. A empresa havia permitido algum compartilhamento de anúncios desde 2007, mas a simplicidade do novo modelo desencadeou uma corrida do ouro: tudo que os criadores precisam fazer é clicar um botão concordando em deixar o Google vender anúncios que aparecerão em seu site, em troca de uma parte da receita. Hoje, segundo a empresa, existe 1 milhão de “parceiros” tentando ganhar dinheiro assim.

No mesmo ano, a empresa ofereceu a mais de cem produtores de conteúdo bolsas de aproximadamente US$ 1 milhão cada para aprimorar a qualidade de seus vídeos. E construiu gigantescas instalações modernas de produção, abertas gratuitamente a colaboradores do YouTube em Los Angeles, Londres e Tóquio (um novo estúdio em Nova York deve abrir neste ano).

A mensagem aos aspirantes a criadores de vídeos era clara e sedutora: venha para o YouTube, atraia um público, construa sua marca e até mesmo ganhe dinheiro de verdade. Mas o sucesso, sem falar na fama e riqueza, continua sendo ilusório. O YouTube é vago nos números e diz apenas que milhares de canais, entre os milhões que coletam receita diretamente pelo programa de parceiros, recebem ao menos seis dígitos em receita.

Kay, que vem batalhando desde 2006 para estar nesse grupo de elite, diz ter recebido de US$ 100 a US$ 130 mil em cada um dos últimos três anos. Embora isso represente uma boa renda, ela investe grande parte de volta em seu negócio – em produtos, equipamentos e equipe. E há a parte do YouTube nos lucros. A empresa não divulga detalhes, mas criadores de conteúdo dizem que a empresa leva 45% da receita de anúncios.

Robert Kyncl, chefe de conteúdo e operações comerciais da empresa, reconhece que as taxas de anúncios estão caindo e diz que provavelmente cairão ainda mais em um futuro próximo, conforme mais pessoas publicarem material. Mas ele justifica com o alto investimento da empresa.
Fonte: http://www.otempo.com.br/interessa/tecnologia-e-games/produzir-conte%C3%BAdo-para-o-youtube-traz-sucesso-mas-paga-mal-1.786989

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