Fotógrafos ensinam como fazer imagens incríveis pelo Smartphone

Qualquer um pode fazer belas imagens usando somente um celular. A seguir, dicas de quem entende do assunto

QUEILA ARIADNE


Superlentes e câmeras hipermodernas não são quesitos obrigatórios para uma boa foto. Qualquer um pode fazer belas imagens usando somente um celular. A seguir, dicas de quem entende do assunto. “Prefira lugares muito iluminados, os sensores dos telefones são muito pequenos e não captam bem a luz. Nunca use o flash. Para fazer uma foto em ambiente escuro, peça alguém para ativar a lanterna de outro celular e iluminar lateralmente o que você quer fotografar”, ensina Ricky Arruda, especializado em casamentos e fotos artísticas.
“Nunca use o zoom, ele reduz muito a qualidade da foto. É muito melhor você fazer o clique e depois fazer um corte”, alerta o diretor de fotografia Cristiano Trad. “Para fotos noturnas, o telefone vai demorar mais tempo para captar a luz, então ajuda muito apoiar o celular em um minitripé ou até mesmo em um copo, para ele ficar mais estável.”
Também dá para explorar vários aplicativos de tratamento de imagem e alguns kits de lentes que podem ser acoplados aos aparelhos. Além da técnica, o diretor de arte Pedro Garcia de Moura, que só fotografa com iPhone, recomenda a busca de referências. “Siga fotógrafos que estejam fazendo algo bacana, observe os enquadramentos e a iluminação. É como a escrita, para escrever bem, tem que ler”, destaca Moura. “Mais importante do que um equipamento, é o olhar. A alma é a essência da fotografia”, completa Arruda. 
IPHONE_16.jpg
Fotógrafos ensinam como fazer imagens incríveis pelo Smartphone

1 - Enquadramento

Enquadramento
Fazer todo mundo caber na foto não é missão fácil para leigos. A dica do fotógrafo Ricky Arruda é enxergar linhas imaginárias que conduzam o olhar. “O mais importante é não deixar nada entrando ou saindo do quadro, prestar atenção para equilibrar bem a composição e não deixar espaços vazios”, destaca. 
Nesta foto, ele usou apenas o recurso do próprio iPhone, que já tem uma lente um pouco angular. “O que eu fiz foi ajustar a exposição, acertar o contraste. Depois converti para preto e branco.”
2 - Explorar novos ângulos
Explorar novos ângulos
Parece até que ele está voando, mas foi só um pequeno pulo. Para fazer essa foto, o diretor de fotografia da Árvore Filmes, Cristiano Trad, se deitou no chão. “É normal as pessoas tirarem a foto na altura do peito, mas o ideal é explorar novos ângulos. Isso pode mudar totalmente a perspectiva da imagem”, destaca.
3 - Primeiro plano
Primeiro plano
A fotografia tem uma regra chamada três terços, dividindo a cena em 3 linhas horizontais e 3 verticais. Para fotografar em 1º plano, a dica é não centralizar o objeto desejado, mas posicioná-lo nas interseções, chamadas de pontos de ouro. Aqui, o fotógrafo Cristiano Trad enquadrou o rosto do terço direito, travou o foco e contou com o brilho e o contraste da luz natural das 6h.
4 -Inspiração

Inspiração
A dica de Pedro Garcia de Moura, que só tira fotos com iPhone, não é técnica. “Quando vi essa mãe, carregando o filho, me lembrei imediatamente da escultura La Pietá, de Michelangelo. Fotografar é mais do que um aspecto visual, tem que colocar inspiração.”
5 - Aproveitar a luz

Aproveitar a luz
Para o fotógrafo Gustavo Andrade, os melhores horários são quando o sol está nascendo ou se pondo. Para evitar o contraluz, a dica é fotografar em um local totalmente iluminado ou totalmente na sombra.”
6 -Olhar
Olhar
O fotógrafo Daniel de Cerqueira estava dentro do mar, usando capa de iPhone e não usou zoom, nem fez cortes. 
Mas usou o aplicativo Snapseed para tratar a imagem e deixar as gotas mais nítidas. A foto ganhou menção honrosa no IPPAWARDS iPhone Photography 2015, que premia os melhores cliques feitos exclusivamente com iPhone.
Fonte: http://www.otempo.com.br/interessa/tecnologia-e-games/fot%C3%B3grafos-ensinam-como-fazer-imagens-incr%C3%ADveis-pelo-smartphone-1.1064145

Comentários