O que é considerado lixo pode ter um destino bem diferente

Ações que promovem a reciclagem ou dão um fim certo aos resíduos são de grande importância

ASSOCIACAO DOS CATADORES
Cooperativa. Um dos benefícios do trabalho da Asmare diz respeito à menor quantidade de lixo nas ruas
JULIANA SIQUEIRA
“As pessoas não sabem o que é lixo e o que não é”. “Para quem está de fora, alguns objetos não têm valor. Mas nós, aqui, sabemos quanto eles valem”. Essas frases, ditas por Rogério Santos, 34, e Karina das Graças, 21, respectivamente, mostram como a destinação correta de materiais reutilizáveis e o conhecimento acerca dos processos que envolvem a reciclagem podem fazer com que o meio ambiente usufrua de melhores condições.

Eles, que trabalham na Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável (Asmare), em Belo Horizonte, frisam quanto o serviço diário realizado na organização – muitas vezes invisível para muitos – pode impactar diretamente o bem-estar dos moradores da cidade.
A entidade, que desde 1990 reúne catadores de rua e os autodenominados “criadores” – aqueles que separam os itens recicláveis daqueles que não o são –, é responsável por recolher, mensalmente, cerca de 450 toneladas de materiais. “Infelizmente, ainda há muitas pessoas que não têm consciência ambiental. No entanto, com a atual situação da água, por exemplo, que muitos jamais imaginariam que poderia se tornar escassa, acredito que tem havido uma maior preocupação com o planeta”, destaca Alfredo Matos, vice-presidente da Asmare.
Ele acrescenta que a situação atual do país seria pior não fosse o trabalho desenvolvido por associações como a Asmare. “Um aterro com aproximadamente 15 anos de vida útil teria que ter o tempo de atuação diminuído se não fosse o trabalho da reciclagem”, frisa.
Destinação certa precisa ser preocupação diária


Dar a destinação correta aos resíduos que são produzidos. Essa é uma medida de suma importância para não haver contaminação de áreas. “É importante que nós não deixemos uma herança de lixo para as próximas gerações”, frisa Rafael Marques, gerente comercial da Inovar Ambiental.

Para que isso possa ser feito, há alguns tipos de caminhos, conforma frisa Marques. Além da reciclagem, o coprocessamento, um dos serviços oferecidos pela empresa, é outro recurso que pode ser utilizado. Nele, os resíduos são recolhidos e triturados. Além disso, o fator conscientização é algo bastante destacado, como diz Marques. “Possuímos projetos socioambientais e fazemos palestras”, finaliza.
Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/brasil/o-que-%C3%A9-considerado-lixo-pode-ter-um-destino-bem-diferente-1.1050451

Comentários