Comediante é a nova arma de britânicos contra os jihadistas

Humza Arshad viaja pelo Reino Unido dando palestras para alunos de ensino médio
12
Preconceito na pele. Nascido e criado em Londres, Arshad sentiu de perto como a percepção dos muçulmanos mudou na Grã-Bretanha. Ele estava no ônibus escolar, aos 15 anos, quando terroristas

Londres, Reino Unido. Humza Arshad faz piadas sobre o sotaque paquistanês, os torcedores apaixonados por futebol, seu peso, sua voz, sua própria mãe, mas, principalmente, tira sarro dos jihadistas. “Já reparou como nesses vídeos os terroristas estão sempre sentados no chão?”, Arshad perguntou a um grupo de alunos do ensino médio.

um dia desses. “Por que isso? Tenho certeza de que podem comprar uma cadeira”, completa.


E também sobre as calças que usam: “Elas batem aqui”, disse ele apontando a canela, “tipo, pegou essa calça do seu irmão mais novo ou coisa assim?”.


Arshad, 29, não é um comediante qualquer. Muçulmano praticante com trajes hip-hop cujos vídeos no YouTube contam com milhões de visualizações, ele é a peça central do mais recente, e talvez mais inteligente, esforço do governo britânico para impedir que jovens fujam para a Síria e se juntem ao Estado Islâmico. Desde março, ele faz uma turnê com a unidade antiterrorismo da Polícia Metropolitana e já apresentou seu show “10% mensagem, 90% comédia” para mais de 20 mil alunos em 60 escolas de ensino médio de Londres.


Agora, Arshad pretende levar seu trabalho para o outro lado do Atlântico: viajará a Nova York e Los Angeles para um encontro com estúdios de Hollywood e redes de televisão – além de conversas com escolas norte-americanas sobre seu trabalho antiextremismo.


Fuga. Cerca de 700 muçulmanos britânicos foram para a Síria, incluindo dezenas de menores. As escolas estão em alerta, especialmente desde fevereiro, quando três garotas adolescentes saíram de casa. O vídeo que mostra as meninas calmamente passando pela segurança do aeroporto se tornou um emblema da juventude ocidental que segue militantes de lugares distantes – e muitas vezes usam a mesma rede social que os fãs de Arshad.


Ele conhece bem o irmão de uma das meninas. “Gostaria de ter evitado que a irmã do meu amigo fizesse isso”, disse ele para o auditório lotado em uma escola no oeste de Londres. Foi um dos raros momentos sérios em uma sessão de stand-up de 45 minutos onde ele zomba dos convertidos com “barbas que vão até o umbigo”, terroristas com tornozelos secos “de tanto sentar no chão”. 


“Olha só, estou aqui por duas razões”, diz Arshad. “A primeira, sou cidadão britânico e tenho orgulho de minha origem. A segunda é que não quero ver gente morrendo. O islã não é isso, mas existem alguns indivíduos equivocados que estão nos deixando com má fama. Todos temos que fazer nossa parte”, afirma o comediante.

Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/mundo/comediante-%C3%A9-a-nova-arma-de-brit%C3%A2nicos-contra-os-jihadistas-1.1051104



Comentários