Rugas no rosto são incômodo para a maioria das brasileiras

Tratamentos ajudam a aproveitar melhor as vantagens da maturidade



Uma nova pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência revelou que 94% das mulheres brasileiras entre 30 e 60 anos têm alguma ruga ou marca de expressão no rosto que as incomoda. O levantamento contou com a participação de 500 mulheres do Rio de Janeiro e de São Paulo e foi realizado a pedido da marca de nutricosméticos Imedeen.

As mineiras também concordam com as paulistas e as cariocas que participaram do estudo “O que a sua pele conta”. “O que mais me incomoda é o ‘bigode chinês’ (ruga entre o nariz e o lábio superior) e também uma linha de expressão que tenho na testa, do lado esquerdo. Já até quis colocar botox nela, mas os dermatologistas não aplicam por ser muito perto do olho”, reclama a professora Izabel Rodrigues, 57.
Para suavizar os efeitos do tempo sobre a pele, ela tem uma rotina diária de beleza que inclui produtos diversos. “Quando acordo, lavo o rosto com água fria. Depois, passo um produto para limpar. Então, passo meu creme hidratante e passo protetor solar por cima. À noite, lavo o rosto com um gel próprio e passo um hidratante noturno”, conta ela. Mas a fórmula da juventude de Izabel vai além: é preciso cuidar do lado de dentro. “Fazer atividades físicas e manter uma boa alimentação é importante. Eu como muitas verduras e, principalmente, frutas. Ler também é muito bom”, aconselha.
A pesquisa mostrou que essas preocupações com os sinais do tempo têm começado bem precocemente. “Hoje em dia, vemos meninas na faixa dos 20 anos querendo saber o que podem fazer para começar a se cuidar”, conta a médica Eloisa Ayres, especialista e mestre em dermatologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Essa preocupação desde cedo faz com que a ciência tenha mais recursos para lidar com as temidas marcas de expressão. “Isso está fazendo com que as pessoas tenham um aspecto cada vez mais jovem. Uma mulher de 50 anos hoje tem a aparência completamente diferente daquela de antigamente”, constata a dermatologista.
O levantamento realizado também revelou que 48% das entrevistadas se sentem inseguras e até feias. A tecnologia contribui também para que as mulheres aproveitem mais a maturidade.
“Existem muitos benefícios nessa faixa etária. As mulheres ficam mais independentes, e esse processo traz confiança. Há mulheres maduras que são ícones de beleza. Nós não vamos voltar a ter o rosto de quanto tínhamos 20 anos, mas a pessoa vai envelhecer com naturalidade e com saúde”, comenta Eloisa.
Fotoproteção
Regra de ouroO cuidado mais importante com a pele é a proteção contra os raios solares. O filtro solar com fator de proteção mínimo 30 deve ser usado diariamente, faça chuva ou sol.
Limpeza e proteção solar são as palavras-chave

Independentemente do tipo de pele, alguns cuidados são fundamentais para evitar o envelhecimento precoce. O primeiro deles é uma boa limpeza. “Deve-se usar um sabonete neutro, líquido ou em barra. Em algumas peles, a pessoa precisa usar alguma coisa que tire um pouco mais a oleosidade. Nas peles mais maduras, pós-menopausa, recomendamos um higienizador mais suave”, recomenda a dermatologista Eloisa Ayres.

O segundo cuidado que deve fazer parte da rotina de saúde e beleza é a proteção contra os raios solares. “Os filtros solares protegem contra as radiações UVA e UVB. Mas o infravermelho e a luz visível também estão envolvidas nos danos à pele”, diz a médica. Para se prevenir contra esses outros espectros, ela recomenda o uso de fotoprotetores com alguma barreira física, encontrada nos protetores solares que contêm cor de base.

Outra substância que auxilia na proteção contra os raios solares são os antioxidantes. “Quando o sol emite radiação sobre a pele, ela produz muitos radicais livres. O antioxidante conseguiria varrer um pouco desses radicais livres e proteger contra os efeitos da radiação. Além disso, ele ajuda na formação de colágeno, substância envolvida nos cuidados contra o envelhecimento precoce, explica Eloisa.
Fonte: http://www.otempo.com.br/interessa/rugas-no-rosto-s%C3%A3o-inc%C3%B4modo-para-a-maioria-das-brasileiras-1.1063616

Comentários