Mal-estar pode ser sinal de corpo desidratado pelo calor

Alterações corporais são mais evidentes com termômetros acima dos 35°C


LITZA MATTOS



As altas temperaturas e a baixa umidade que vêm atingindo recordes históricos neste verão trazem consigo uma sensação de mal-estar que toma conta da maioria das pessoas incomodadas com os dias escaldantes em todo o Brasil. Enquanto o organismo tenta regular a temperatura corporal, órgãos, tecidos e células parecem nos enviar um pedido de socorro.
Tontura, dor de cabeça e indisposição são alguns dos principais efeitos sentidos quando se tem a transpiração acima do normal, segundo a nutricionista da academia Alta Energia Savassi e da Clínica Speciale, Aline Penedo. “A perda de água pelo corpo faz com que o ritmo cardíaco aumente por conta da diminuição do volume sanguíneo que, por sua vez, pode gerar tontura e dificuldade de concentração”, afirma.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica em Minas Gerais, Oswaldo Fortini, é quando os termômetros ultrapassam os 35°C e a realidade se aproxima das condições de deserto, que o organismo sofre um efeito maior com alterações em todo o corpo.
“Isso tudo associado pode levar a um agravamento das doenças respiratórias, como asma, doenças pulmonares e vasculares. As pessoas podem ter um aumento do quadro de infarto agudo, acidente vascular encefálico, levando-as até a morte, principalmente acima dos 40°C, em idosos e portadores de doenças crônicas”, alerta.
Dificuldades para dormir e se alimentar também estão entre as principais reclamações de quem tenta enfrentar o período de estiagem. Isso se deve, segundo a nutricionista, ao fato de o calor poder levar ao ressecamento da mucosa gástrica, interferindo na absorção de nutrientes. “O trato gastrointestinal fica dificultado, e, dessa forma, a pessoa pode até ficar constipada (com prisão de ventre), ou seja, se alimenta, mas não tem água suficiente para formar as fezes”, conta Aline.
Espasmos musculares, alguns problemas renais, como pedras nos rins, queda da pressão e inchaço (mãos, pernas e pés) também são outros sintomas associados a um organismo desidratado.
Fonte: http://www.otempo.com.br/interessa/mal-estar-pode-ser-sinal-de-corpo-desidratado-pelo-calor-1.977428

Comentários