Inezita Barroso morre aos 90 anos

Aos leitores do meu blog: acompanho desde criança junto aos meus pais o programa Viola,minha Viola, com a apresentação da Inezita Barroso, um dos ícones da música caipira, sinto-me triste desde então, quando soube de sua morte. As manhãs de domingo não terão para mim aquele entusiasmo e ouvidos aguçados dos cantores em seu programa e de ver uma das poucas artistas que resgatam e valorizam a nossa música de raiz. Agradeço a Deus por ter colocado a Inezita para transmitir a simplicidade de suas músicas: "Quanta saudade você me traz".

Artista tinha 90 anos e comandou o programa "Viola, Minha Viola" por mais de três décadas

A cantora Inezita Barroso, um dos mais importantes nomes da música caipira no País, morreu neste domingo (8), quatro dias após completar 90 anos.

Ela estava internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde 19 de fevereiro. o velório está sendo realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo e é aberto ao público.
Ignez Magdalena Aranha de Lima nasceu em 4 de março de 1925, em São Paulo. Na fazenda da família no interior do Estado, entrou em contato com a música caipira que estaria no centro de sua carreira como cantora, instrumentista, folclorista, atriz e professora.
Formada em Biblioteconomia na USP (Universidade de São Paulo), Inezita pesquisou tradições populares do País e chegou a receber o título de doutora Honoris Causa em Folclore pela Universidade de Lisboa.
Criou seu nome artístico aos 25 anos, quando uniu o apelido de infância ao sobrenome do marido. Começou a carreira na rede Record e passou pela Tupi antes de chegar à TV Cultura, onde apresentou o programa "Viola, Minha Viola" por quase 35 anos.
Também apresentou o programa "Estrela da Manhã" na Rádio Cultura AM.
Em 2009, recebeu do governo do Estado de São Paulo o título de Grande Oficial, pelo compromisso com as raízes culturais do País e a contribuição ao entretenimento.
A cantora deiza uma filha, três netas e cinco bisnetos.
Fonte: www.ig.com.br

Comentários