O perigo pode estar no prato

 Por trás de alguns produtos comuns em qualquer cozinha estão escondidas algumas toxinas

Tomate
FOTO: ARQUIVO STOCKXPERT
Até o ano de 1800, a maioria das pessoas nos Estados Unidos pensava que os tomates eram venenosos. A fruta em si não contém veneno, mas o caule e as folhas possuem uma substância conhecida como glicoalcalóide que, em níveis elevados, pode gerar problemas estomacais e nervosismo.

Mandioca

FOTO: ALEX DE JESUS - 11.10.2010
Algumas variedades de mandioca possuem ácido cianídrico, que pode causar intoxicação. Nas espécies de mandioca mais populares (aipim ou macaxeira), a concentração é insignificante. Porém, a “mandioca brava” possui uma quantidade maior e, se for malcozida ou crua, pode provocar intoxicação.

Batata

FOTO: Patricia McNaught-Foster/stockxpert
Não se deve comer batatas verdes, pois elas podem conter solanina, uma substância tóxica que causa alucinações, dores de cabeça, diarreia, vômito e dor abdominal. Apesar de prejudicial ao organismo, a quantidade de solanina presente nas batatas é bastante baixa. Seria necessário ingerir 3 kg para adoecer.
Feijão
FOTO: BRUNO FIGUEIREDO - 25.4.2008
Se malcozido, o feijão contém uma toxina chamada fitoemaglutina. O tipo vermelho possui quantidades maiores do composto, porém, a fervura ou o cozimento a uma temperatura elevada destrói a toxicidade. No entanto, consumir feijão cru poderá resultar em náuseas, vômitos
Fonte:http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/o-perigo-pode-estar-no-prato-1.784056
 

Comentários