VARELA MARCA NO FIM, ADIA A FESTA DOS EUA, E PORTUGAL DEPENDE DE MILAGRE

Gol de Varela no fim deixa o grupo G indefinido para a última rodada

Portugal empata com os Estados Unidos e se mantém vivo na Copa Fabrice Coffrini/AFP
Foto: Fabrice Coffrini / AFP
O melhor do mundo resolveu se sacrificar para tentar manter a seleção de Portugal viva na Copa do Mundo. Mesmo lesionado, Cristiano Ronaldo entrou em campo na Arena Amazônia, em Manaus, para jogar 90 minutos. Valeu a pena.
No último lance do jogo, CR7 cruzou para Varela empatar em 2 a 2 com os Estados Unidos e dar sobrevida ao time português.
Agora, o alívio não viria se, antes, não houvesse muitos minutos de sofrimento. Isto que Portugal começou vencendo logo aos 5 minutos de partida. Em cruzamento de Miguel Veloso, o zagueiro Cameron afastou mal e a bola sobrou no pé de Nani. O ponta português dominou e acertou um petardo no alto do gol de Howard: 1 a 0.
As melhores chances de Portugal surgiam com Nani. Apesar de ficar sumido em campo após o gol, ele forçou o goleiro americano a fazer uma defesa determinante em chute cruzado, aos 41 minutos, após receber lançamento de Cristiano Ronaldo. Três minutos mais tarde, em outra bomba, acertou o poste, e, na sequência, Éder obrigou Howard a mandar a bola para a linha de fundo.
No 4-1-4-1, o time de Jurgen Klinsmann não conseguia repetir a pressão da partida contra Gana. A bola não chegava a Dempsey, e os americanos arriscavam apenas de longe, com Bradley e Zusi. Do outro lado, Raul Meireles fechava o lado esquerdo para liberar Ronaldo da marcação e deixá-lo livre para chegar ao ataque quase como um segundo atacante. Ainda se recuperando da lesão, o melhor do mundo exigia o sacrifício do "mortal" Éder para cobri-lo.
No entanto, em um contra-ataque, aos 10 minutos da etapa final — justamente pelo lado esquerdo —, a defesa portuguesa foi envolvida. A bola sobrou na pequena área para Bradley finalizar e, se uma defesa pode ser considerada gol, Ricardo Costa pode comemorar. Ele interrompeu a trajetória da bola quase em cima da linha e manteve o marcador de Portugal zerado.
Só que, aos 18 minutos, ele e a defesa só não puderam fazer nada. O volante Jermaine Jones aproveitou o rebote da cobrança do escanteio, limpou o lance para o meio da área e chutou forte, com efeito, para igualar o placar: 1 a 1.
Paulo Bento tentou colocar Varela como ponta-esquerda e manter Ronaldo dentro da área. Inútil, pois, aos 36 minutos do segundo tempo, a dupla do Seatlle Sounders resolveu decidir. O meia DeAndre Yedlin disparou pela direita e cruzou na área. A zaga afastou errado, Zusi cruzou e Clint Dempsey, de barriga, desviou para dançar o vira no placar.
Mas Portugal tem Crisitiano Ronaldo. E Ronaldo com o joelho descontado ainda é Ronaldo.
No último lance do jogo, o CR7 cruzou para Varela testar reto, seco, para o fundo da rede americana, e salvar a vida dos portugueses.
Na rodada final, Alemanha e Estados Unidos se enfrentam. Quem vencer, avança em primeiro lugar no grupo e joga no Beira-Rio — um empate classifica ambas as seleções. No outro jogo, Portugal e Gana brigam pelos três pontos que podem colocar um deles nas oitavas de final caso descontem a diferença de saldo.
ESTADOS UNIDOS: Howard; Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Jones, Beckerman, Bradley, Bedoya (Yedlin — 27', 2ºT) e Zusi (Gonzalez — 45', 2ºT); Dempsey (Wondolowski, 42', 2ºT). Técnico: Jurgen Klinsmann
PORTUGAL: Beto; João Pereira, Ricardo Costa, Bruno Alves e A. Almeida (William — int); Miguel Veloso, Raul Meireles (Varela — 23', 2ºT) e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Helder Postiga (Éder — 16', 1ºT). Técnico: Paulo Bento.
Gols: Nani (5', 1ºT), Jones (18', 2ºT), Dempsey (36', 2ºT) e Varela (45', 2ºT)
Arbitragem: Nestor Pitana, auxiliado por Hernán Maidana e Juan Pablo Belatti
Local: Arena Amazônia, em Manaus
Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2014/06/portugal-empata-com-os-estados-unidos-e-se-mantem-vivo-na-copa-4533105.htm
l

Comentários