Aprenda a configurar a privacidade de seu perfil no Facebook

Você tem controle sobre quem pode ver o que compartilha

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Bom saber.Alguns princípios de como funciona o compartilhamento no Facebook precisam ser entendidos; com ajustes, sua página pode ficar mais segura

VINDU GOEL

O Facebook tem tudo a ver com compartilhar. Mas, se você valoriza a sua privacidade, usar o serviço significa não apenas decidir o que você quer compartilhar, mas também quem pode visualizar o compartilhamento.
Para ajudar nessa tarefa, o Facebook compilou respostas para 50 perguntas frequentes sobre a privacidade, oferece dicas em seu site e tem um fórum da comunidade onde os usuários tentam se ajudar. Nos últimos dois anos, o Facebook também alterou o serviço para inserir controles de privacidade perto de cada informação que você compartilha.
Porém, entender alguns princípios e configurações importantes pode lhe ajudar a rapidamente ganhar mais controle sobre sua privacidade no Facebook.
A rede social tem uma configuração da atualização do status que lhe permite estabelecer o público para cada item postado. Na versão para os desktops, ela fica bem perto do botão de “publicar”. No celular, depende do seu aparelho. No meu smartphone com Android, por exemplo, o topo da caixa de atualização diz “Para: Amigos”, o que significa que todos os meus amigos no Facebook podem ver a publicação. Você pode escolher publicar para “somente eu” (ninguém vê seus posts), “amigos”, “melhores amigos” (que você seleciona) ou “público” – quando todos na web poderão ver a publicação. Você pode incluir ou excluir pessoas específicas.
O complicado é que o Facebook facilita o compartilhamento excessivo acidentalmente. Isso porque, seja qual for o público que você escolher para uma publicação, ele automaticamente torna-se o público para todas as suas publicações futuras até você alterar a configuração de novo.
Se você de fato cometer um erro, você pode voltar e modificar o público de uma publicação retroativamente ou apagá-la completamente. E se quiser tornar todas as suas publicações visíveis apenas para os amigos, você pode entrar no link on.fb.me/M6IS9m.
Um dos princípios importantes do Facebook é que a pessoa que publica um conteúdo – atualização de status, fotos, vídeo – controla as configurações de privacidade relacionadas ao conteúdo. Isso é lógico, mas muitas pessoas não entendem as implicações.
Curtidas perigosas. Se você publicar um comentário ou curtir uma publicação isso pode ser visto por todos, com o seu nome ligado à publicação. De fato, o Facebook recentemente introduziu uma ferramenta possibilitando que as pessoas procurem os textos e os comentários das publicações públicas, e a empresa também está compartilhando o seu feed de publicações públicas com terceiros.
Como saber se a publicação de outra pessoa é pública? Olhe o pequeno ícone próximo do horário em que a publicação foi feita. Um símbolo pequeno do globo significa que a publicação é pública.
As fotos são outra área complicada. Eu posso clicar na foto e me desmarcar e ocultá-la do meu perfil se eu quiser, mas ela ainda existiria na página do Facebook de quem a postou, visível a todos os amigos dele e a todos os amigos que temos em comum, a menos que eu peça para ele retirar a foto. A regra mais fundamental de todas é: se você realmente quer que algo fique privado, não publique no Facebook – ou em qualquer outra rede social.
Anunciantes utilizam suas curtidas para vender produtos

O Facebook não lhe cobra pelo serviço, mas sua maior fonte de receita são os anúncios. O Facebook perscruta cada curtir, cada compartilhamento e cada informação – mesmo as coisas que você oculta do seu perfil público – para customizar os anúncios.

Às vezes, suas ações no Facebook, como curtir ou comentar a página de uma marca, podem até mesmo se tornar parte de um anúncio que é enviado aos seus amigos. Essa categoria emergente de publicidade, os “anúncios sociais”, essencialmente usa a sua ação como uma recomendação sua colocada no topo da mensagem por parte do anunciante.

Você pode evitar que suas ações sejam usadas como uma recomendação nos anúncios entrando em on.fb.me/1eRTwsE, marcando a caixa “Ninguém” e, depois, clicando em “Salvar Alterações”.

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