Competição estimula vaidade

Os solteiros e as divorciadas são os que mais investem, afirma pesquisa

 

INTERESSA
Exemplo. O médico Alexandre Carvalho, 39, percebe que os homens já estão lidando com a vaidade de forma mais tranquila, natural


Desde a infância, a advogada Izabela Godinho, 25, já gostava de escolher as próprias roupas e penteados. Essa característica, que vem acompanhando não só a advogada, foi alvo de um estudo realizado pelo site Minha Vida e revelou que 51,7% dos homens e 54,9% das mulheres no país se consideram vaidosos.
“Certa vez sofri um acidente, e colegas me disseram que a primeira coisa que peguei foi no meu nariz para ver se estava tudo bem”, lembra Izabela, contando que hoje a sua vaidade virou motivo de brincadeiras entre os amigos.
Enquanto 8,39% dos homens solteiros se dizem mais vaidosos, no caso das mulheres, o índice é maior entre as divorciadas – 14,20% (veja infográfico).
Solteiro, o médico Alexandre Carvalho, 39, acredita que a vaidade passa pela sedução. “Muitas vezes, já estando do lado de quem você gosta, acabamos esquecendo um pouco de nos cuidar. Mas vejo que homens e mulheres estão cada vez mais próximos quando o assunto é vaidade”, acredita.
Essa aproximação foi estimulada pelo desejo de competição entre os sexos, comenta a psicanalista clínica Lúcia Helena Albuquerque, da Associação Mineira de Psicanálise. “Antes a mulher era recatada, mas buscando se sobressair, a sua vaidade ficou exacerbada. Porém, agora o homem é que começou a buscar mais esse lado feminino e a se preocupar com a aparência”, diz.
Para se tornar mais disciplinado em relação ao trato com a pele, o médico assume que levou tempo, mas hoje seus inúmeros cuidados são naturais. “Corto os cabelos a cada 20 dias e uso xampu próprio para os fios grisalhos. Malho quatro vezes por semana, tenho um personal, uma nutricionista e aplico botox em mim mesmo. São coisas básicas, mas meu pai me considera muito vaidoso”, admite.
Para eles
De olho nessa tendência, a franquia de lojas de depilação Depyl Action, oferece já desde 2005 um cardápio de serviços para os homens. “Nos últimos dois anos tivemos um aumento de 45% na procura pela depilação masculina. Recebemos homens de 20 a até mais de 48 anos e percebemos que tem tudo a ver com a vaidade”, conta a depiladora técnica Michele Keith de Oliveira.
Para manter a pele do rosto sempre lisa, o pintor Márcio Cleiton de Oliveira, 39, recorreu à depilação. “As mulheres estão mais exigentes e querem um homem mais cuidado, cheiroso e vaidoso”, opina.
Crescimento
O aumento da expectativa de vida é um dos fatores responsáveis pelo crescimento do setor, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Fonte: http://www.otempo.com.br/competi%C3%A7%C3%A3o-estimula-vaidade-1.775382



Comentários