Ciclo lunar influencia o sono, revela estudo

Tempo médio para adormecer é mais longo durante a lua cheia


NICHOLAS BAKALAR
Nova York, EUA. O ciclo lunar tem sido associado a uma variedade de poderes misteriosos, do aumento de crimes violentos e das internações hospitalares à perda de fertilidade e a hemorragias. Dessa vez, pesquisadores suíços descobriram evidências de que o ciclo lunar talvez afete os padrões de sono.
Eles descobriram essa associação ao analisar, em um laboratório do sono, 33 pessoas saudáveis, de 20 a 74 anos, de ambos os sexos. Os pesquisadores correlacionaram os hábitos dos participantes com as fases da lua.
Os níveis de melatonina (hormônio que influencia a regulação do sono), o tempo total de descanso e o sono de ondas delta (o mais profundo registrado pelo eletroencefalograma) alcançaram os menores níveis durante a lua cheia, e os períodos mais altos foram durante as luas crescente e minguante.
O tempo médio para adormecer e o para atingir o sono REM (etapa do descanso em que sonhos ocorrem) seguiram um padrão contrário: os mais longos ocorreram durante a lua cheia e os mais curtos, durante as luas crescente e minguante.
O professor de neurologia da Universidade de Basel e líder do estudo, Christian Cajochen, ficou surpreso diante da descoberta. “A única explicação que propomos é que talvez exista um ‘relógio lunar’ no cérebro, assim como o encontrado em outras espécies, como em peixes e outros animais marinhos”, afirma.

Comentários