Mitos e verdades sobre o cálcio e a vitamina D

Mineral é essencial para a saúde, mas sua reposição tem diferentes interpretações e possibilidades distintas


Mitos e verdades sobre o cálcio e a vitamina D
Mineral é essencial para a saúde, mas sua reposição tem diferentes interpretações e possibilidades distintas
ANA ELIZABETH DINIZ
Invisível aos olhos, mas não à engrenagem vital, o cálcio é um mineral indispensável à saúde humana. É matéria-prima para a estrutura esquelética e base da resistência biomecânica, atua na formação dos ossos, na regulação sanguínea, ajuda na coagulação sanguínea e na regulação da pressão arterial.

Mas há tanta controvérsia em relação à sua reposição no organismo que os pacientes ficam sem saber como lidar com tantas informações dissonantes.

É o caso de Dayse Batista Clímaco, de 72 anos, que faz reposição de cálcio há 15 anos devido à artrose na coluna lombar. "Minha médica me indicou o medicamento Os-cal, mas resolvi mandar manipulá-los, o que foi um erro", explica. Há cinco meses, ela pediu um exame de sangue e ficou surpresa ao verificar que o nível de cálcio estava razoável, mas o de vitamina D estava baixíssimo. Ou seja, a farmácia não estava manipulando corretamente a fórmula.

A professora aposentada Regina de Faria, de 64 anos, não sabe mais qual orientação seguir. "O ortopedista me passou uma receita para ser manipulada. Estava tomando há mais de um ano e, quando fui fazer um novo exame de sangue, o médico detectou que o nível da vitamina D-3 estava muito baixo", explica. 

Um conceituado ortopedista e especialista em coluna, que pediu que seu nome não fosse divulgado, explica que não é bem isso o que acontece. "O problema não é a manipulação, mas a procedência da matéria-prima, especificamente o cálcio e a vitamina D-3 que vêm do Paraguai e da Índia, e têm eficácia questionável.  Quando a origem não é confiável, o medicamento não vai surtir o efeito desejado", expõe.

Segundo o presidente do departamento de reumatologia da Associação Médica de Minas Gerais, Boris Cruz, o cálcio é parte essencial da estrutura dos ossos e participa de outras várias reações no organismo. A quantidade desse mineral no sangue e a maneira como ele se fixa nos ossos são determinadas por vários fatores, entre eles, vitamina D.

Cálcio e vitamina D andam sempre juntos e não poderia ser diferente. "O sol é necessário para completar o metabolismo da vitamina D, tão essencial para fixar o cálcio nos ossos. Em um país tropical como o nosso, uma pequena exposição já é suficiente", explica Boris Cruz.

Comentários