Falta foco para mercado de idosos

População com mais de 60 anos já é 10% do país e tem renda mensal de R$ 7,5 bi

LETÍCIA MURTA / ESPECIAL PARA O TEMPO

O Brasil tem cerca de 18 milhões de habitantes com mais de 60 anos, que representam quase 10% da população total do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Somatório, a renda total dos idosos no país é de R$ 7,5 bilhões. Mesmo com números representativos, especialistas consideram que a terceira idade é ainda um público consumidor pouco explorado no Brasil.
O diretor comercial da Top 10 Marketing&Promoção, Fabiano Carreira, acredita que a terceira idade deveria influenciar mais as ações de publicidade e marketing. "Além de não existirem muitos produtos específicos para os idosos, não vemos número suficiente de ações voltadas para esse público. O mercado precisa dar mais atenção para o consumidor da terceira idade", afirma Carreira.
O especialista em gestão de marcas e diretor da Carvalho Martins Comunicação, Sérgio Coelho Martins, ressalta que as empresas que desenvolverem produtos e serviços direcionados para esse segmento ganharão espaço e fortalecerão a marca no mercado. "Esse público costuma ser fiel às marcas, principalmente quando se identificam com elas e recebem atendimento, serviços ou produtos exclusivos", garante.
Mesmo ainda sendo poucas, algumas empresas já identificaram os idosos como um público importante e voltam as atenções para a terceira idade. A universidade Fumec implantou a Escola da Terceira Idade, com palestras, cursos e oficinas que proporcionam ao aluno oportunidades para que ele se torne um elemento participativo e atuante na sociedade.
A academia Rio Sport Center oferece um programa para atender a terceira idade. De acordo com o personal trainer da academia Cassio Vilela, o idoso precisa de exercícios específicos. "As atividades vão além da preparação física. Ensinamos como sentar, agachar sem que as articulações sejam prejudicadas. O trabalho realizado fortalece o idoso para evitar desequilíbrios e quedas", garante.
Longevidade
Expectativa de vida. A população brasileira vive hoje, em média, 72,8 anos - 6,7 anos a mais do que no início da década de 90. Pesquisa do IBGE mostra que a expectativa de vida masculina é de 69,11 anos e a feminina, de 76,71 anos.

Comentários