Arte da consciência do cuidado

"Cuidado" talvez seja a palavra mais apropriada para definir a milenar técnica chinesa conhecida como feng shui. Os chineses sempre tiveram profunda interação com o meio em que vivem, mas também uma relação muito íntima consigo. Esse olhar sobre as várias moradas do ser se reflete na técnica que será debatida na cidade de Tiradentes, entre os dias 3 e 7 de outubro, em um seminário que vai contar com a participação dos mais conceituados especialistas nacionais e internacionais.


Sandra Siciliano, terapeuta ambiental, vai falar sobre seu trabalho em que relaciona o feng shui com natureza, plantas e árvores. Ela revela que o seu interesse começou por acaso. "Uma amiga me indicou para assessorar o reflorestamento de uma indústria química que queria plantar árvores nativas com simbologia. Queriam plantar utilizando a geometria sagrada. Fui procurar material e só encontrei árvores do hemisfério Norte. Então, comecei minha pesquisa e, ao mesmo tempo, meus estudos de feng shui", relembra.


A exemplo dos chineses, Sandra começou a utilizar a simbologia das árvores na realização de seus projetos paisagísticos, tanto no jardim como em interiores. "Acredito que o reino vegetal sempre atua positivamente trazendo a energia da natureza e harmonizando os íons do ambiente. E mesmo as consideradas energias negativas têm sua função na natureza ou ensinam uma lição que o homem precisa aprender", pontua.


Há plantas com várias qualidades e funções, "mas tudo é relativo". "Se você precisa recarregar as energias, deve encostar as costas em uma árvore reta, mas se precisa descarregar energia, use uma árvore retorcida, pois ela absorve as energias. Plantas nocivas são as venenosas, mas, mesmo assim, os laboratórios as utilizam em uma dosagem que as transformam em remédio", diz Sandra.


A terapeuta comenta que as plantas podem ser usadas com várias intenções. "Quando optamos por determinadas plantas para harmonizar ambientes, nós as escolhemos. Para remover poluentes dos espaços, as palmeiras são recomendadas. Para intensificar alguma área do baguá (referência para aplicação do feng shui), usamos a simbologia das árvores. Na área do casamento, podemos usar a árvore da felicidade, na área da prosperidade, usamos o romã, símbolo da abundância e fertilidade", completa Sandra.
  

Comentários