Atletas profissionais dão dicas de como melhorar resultados

Entre itens comuns dos vitoriosos, estão foco, energia e a estrutura do treino


Nova York, EUA. O sucesso dos atletas de elite é fruto de um talento inato, aliado a um treinamento duro e ao apoio da equipe. Mas, frequentemente, eles têm algo a mais que lhes dá uma vantagem: uma percepção clara de alguma coisa - uns chamam até de "iluminação" -, que lhes destaca do meio do grupo e os coloca no pódio.

A reportagem perguntou a diversos grandes atletas sobre a percepção que fez a diferença em suas vidas. Apesar de o relato de vários deles ser algo muito pessoal, foi possível verificar que alguns temas se repetem, como foco, energia e estruturação do treino.

A nadadora Natalie Coughlin, 30, por exemplo sonhava acordada nas raias. Era assim que ela lidava com o tédio dos treinos. Mas percebeu que o hábito não a ajudava a atingir todo o seu potencial. Então, ela começou a se concentrar no que estava fazendo, se mantendo focada em sua técnica. "Quanto mais eu fazia isso, mais sucesso eu tinha", revela. 

`Bolo´. "O segredo para vencer seus oponentes é treinar mais duro e aprender a forma mais eficiente de gerenciar o seu ‘bolo de energia’". Foi isso que o corredor Steve Spence ouviu do fisiologista David Martin.
 
O tal "bolo de energia" é tudo aquilo que consome o tempo das pessoas - o emprego, os hobbies, a família, os amigos e, claro, os treinos para uma competição. "Se eu quisesse chegar ao próximo nível, ser competitivo no cenário mundial, teria que transformar a corrida em uma prioridade", lembra Spence.

Além disso, a estruturação do treino foi usada pela triatleta Meredith Kessler. Ela recorreu ao técnico Matt Dixon, que lhe ensinou que cada exercício tem um propósito. Outra mudança fundamental foi ela se dedicar inteiramente ao esporte, uma medida mais complicada para os atletas de fim de semana, porém. E, com o apoio de patrocinadores, Meredith já venceu quatro edições do Ironman - maior competição do triatlo - e outros três prêmios em outras competições.

Traduzido por Raquel Sodré

Comentários