A hora certa de trocar os pneus


A troca dos pneus é sempre um momento de dúvida para os motoristas. Muitos não sabem se os dois jogos (dianteiros e traseiros) devem ser substituídos ao mesmo tempo. Outros acreditam que é possível recauchutar pneus velhos. E há ainda aqueles que entendem que o que importa é o prazo de garantia. O que se pode dizer é que existem muitas variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a troca dos pneus.
"Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo, o tipo de estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e muitos outros aspectos", destaca José Carlos Quadrelli, gerente de engenharia de vendas da Bridgestone do Brasil. Segundo o especialista, o principal indicativo de que é hora de substituir os pneus são as chamadas marcas TWI (Tread Wear Indicator). "São ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois está careca", explica.


Quantidade
Outro ponto importante que gera dúvidas frequentes por parte dos motoristas se refere à quantidade de pneus a ser substituída. De acordo com Quadrelli, o ideal é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. "Mas, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novo deve ser colocado no eixo traseiro, que é o responsável pela estabilidade do veículo", orienta o especialista em pneus. Na hora da compra, o consumidor deve ficar atento e adquirir pneus com as especificações recomendadas pelo manual do veículo. Quando o pneu original é substituído por outro com especificações diferentes, pode comprometer o desempenho e a segurança do veículo. O mesmo é válido para o uso de diferentes marcas de pneus num mesmo veículo.


"Não se deve misturar, cada marca tem características diferentes, como as ranhuras na banda de rodagem que tem grande influência na dirigibilidade, especialmente em dias de chuva. As ranhuras são responsáveis pelo escoamento da água no contato com a pista", afirma Quadrelli. 
Segundo o especialista, o uso de pneus recauchutados para carros de passeio deve ser evitado. "Este tipo de pneu não é produzido com estrutura para receber recapagem, diferente dos pneus de veículos pesados como caminhões, ônibus e carretas", alerta.
Lateral reúne várias informações
Na hora de escolher um novo pneu, é necessário saber a largura, a altura e o aro, além do índice de carga e do símbolo de velocidade. Sem o manual, é possível verificar essas informações nas laterais dos pneus originais do carro.
Onde constam dois números separados por uma barra estão indicados a largura e a altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. "Um pneu 175/70 R13, por exemplo, tem respectivamente, 175 mm de largura, e 70% da seção de altura, é radial (letra R), e montado em rodas aro 13", explica Quadrelli. Pela lateral do pneu, é possível também identificar a data de fabricação. 

Fonte: www.otempo.com.br

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