Região Metropolitana do Vale do Aço

Afinal, quem nunca estudou o assunto sobre regiões metropolitanas no Brasil e no mundo na disciplina de Geografia no contexto escolar, mas o que se aprende não se aplica na prática. Vamos retomar o assunto e explicar: "Regiões Metropolitanas, consiste na integração sócio-econômica de diversos municípios próximos de menor e médio porte centralizado por uma cidade pólo de grande absorção de contingente populacional." Este fato ocorre com a maioria das capitais e cidades brasileiras mais populosas, mas o que se vê atualmente são regiões metropolitanas criadas somente no nome para adquirir uma série de vantagens econômicas e políticas por uma série de prefeitos, que sempre e nunca pararam de enriquecer por meio da máquina pública. Este exemplo é real no estado de Minas Gerais, onde há duas regiões metropolitanas: a de Belo Horizonte com 34 municípios e do Vale do Aço com 4. Essa última constituída pelos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso e pelo colar metropolitano constituídos por vários municípios um pouco distantes. No entanto a maioria dos trabalhadores são absorvidos pela mão-de-obra das quatro cidades mencionadas, que se deslocam diariamente dos seus lares para os trabalhos, isso ocorre porque muitos não conseguem sequer pagar aluguel e imóvel para comprar por causa dos alto preço dos hotéis decorrente da especulação imobiliária. Isso se deve por causa da escassez de áreas nas cidades de Ipatinga, a principal responsável pela geração de empregos que se deve a empresa Usiminas.
Outro problema é o alto preço das passagens das aviações, que cobrem a malha ferroviária dentre os municípios interligados pelo colar metropolitano, também deixam a desejar, empresas como a Univale e a Rio Doce sempre reajustam o preço das passagens e nunca conseguem trabalhar para atender bem os passageiros. Para se ter uma ideia o custo passagem entre Ipatinga e Iapu distante 36Km chega a custar R$ 8,00 reais, descaracterizando o conceito de região metropolitana pelo alto custo da passagem, o que impede a integração e a comunicação entre os moradores. Para se ter uma ideia do preço das passagens em Belo Horizonte, a tarifa entre a cidade de Santa Luzia e o centro da capital comparando a distância antes mencionada não chega a R$ 4,00 reais.

Por Edinilson de Sousa Matias 

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