Os homens estão mais românticos do que as mulheres?


Enquanto elas buscam liberdade e sexo de qualidade; eles querem casar, ter filhos e viver felizes - e cheios de carinho - para sempre. Pelo menos é o que garantem as pesquisas

A velha máxima de que os homens são frios e as mulheres românticas está com os dias contados. Pelo menos é isso o que sugerem duas recentes pesquisas da área de relacionamentos e sexualidade realizadas no País. A primeira, conduzida pelo instituto americano Kinsey, ouviu 198 casais brasileiros em relações longas, com 25 anos de duração em média, e concluiu que carinhos frequentes, beijos e carícias são mais importantes para a felicidade deles do que delas. Já o estudo “Solteiros no Brasil”, realizado com 19 mil pessoas pelo site de relacionamentos ParPerfeito, revelou que mais homens se apaixonam à primeira vista do que mulheres. Eles também se mostram mais confiantes na importância do casamento e demonstram o desejo de ter filhos com mais frequência do que elas (leia quadro). Essa possível inversão de papéis, porém, ainda divide opiniões entre casais e especialistas. Afinal, será que os homens estão mesmo mais sentimentais do que as mulheres?
O executivo de contas Marcelo Tavares, 34 anos, define-se como um romântico. Atualmente solteiro, ele conta que deseja ter filhos antes de completar os 40. “Meu sonho é ser pai”, diz. Tavares já foi casado durante quatro anos, dos 22 aos 26, mas a relação não durou, segundo ele, por conta da imaturidade da parceira. “Ela dependia muito de mim emocionalmente”, diz. Mesmo com a separação, ele garante que não perdeu a confiança no amor e no casamento. Agora, busca uma mulher para casar. “Só falta encontrar a pessoa certa”, diz. Na opinião de Cláudio Gandelman, presidente do ParPerfeito, essa nova postura masculina, voltada para a vida em família e a busca do verdadeiro amor, é reflexo das mudanças de comportamento das próprias mulheres. “Elas estão focadas no trabalho, em cuidar delas mesmas e em curtir a vida”, diz Gandelman. “E essa independência, emocional e financeira, deixa os homens mais preocupados com as questões amorosas.”


Comentários