As compras também fazem parte do universo masculino

Roupas, eletrônicos, carros e acessórios são alguns dos produtos que comprovam que os homens gostam, sim, de fazer compras. É o que revela a pesquisa feita pela Shopper Experience, em celebração ao Dia do Homem (15 de julho). A conclusão da presidente da empresa, Stella Kochen Susskind, é que "os homens compram e as mulheres vão às compras".


Segundo Stella, é possível dizer que os homens estão mais consumistas, porém, a maioria é "direta ao ponto". O que pode variar é a intensidade do sentimento na hora de comprar, especialmente de acordo com a idade de cada um. "Dos 20 aos 40, eles são mais consumistas, consideram-se formadores de opinião, querem ter o melhor computador, carro, roupa", afirma.Este último item, por exemplo, está sempre na lista do estudante de direito Bruno Farinha, 24. "O que mais consumo é roupa e gosto muito de comprar tênis, principalmente porque corro", diz. Além disso, a pesquisa aponta que a juventude masculina compra muitas passagens aéreas. "Tento juntar dinheiro para ir para tudo quanto é canto. As companhias aéreas têm boas formas de pagamento".

Na casa dos 40, de acordo com o estudo, os homens costumam ser influenciados pela família na hora de adquirir produtos. O empresário Guerra Filho, 45, proprietário da ADCOS Cosmética de Tratamento, em Belo Horizonte, conta que a filha adolescente opina quando ele vai às compras. "Ela é como minha ‘personal stylist’. Me dá dicas, gosta de ter o pai com estilo", comenta.

Guerra costuma ainda gastar com sapatos, eletrônicos, cosméticos para tratamento e, principalmente, relógios. "É um acessório que o homem não deixa de ter, assim como a mulher não deixa os brincos de lado", opina. Na hora de comprar, Guerra conta que a objetividade varia. "Se é compra de necessidade imediata, sou objetivo. Se tenho tempo, gosto de olhar, estar antenado", diz.

Para os homens acima dos 60, um fator que fala ainda mais alto para garantir o consumo é o bom atendimento. "O vendedor esperto te ‘eleva’ e, muitas vezes, te faz comprar", concorda o engenheiro Paulo Sérgio Giusti, 62. Além disso, nessa faixa etária, o consumidor busca conforto. "Penso em carro maior, cama gostosa e grande, televisão e som no quarto. Só falta uma geladeira no quarto", brinca.

Porém, segundo Stella, a classe social determina o volume do consumo. "A classe C compra com consciência, quer ter o nome limpo. A classe B se preocupa um pouco menos e a classe A não tem preocupação com custo, mas com honestidade e transparência", ressalta.
UNANIMIDADE
Eles gostam de carros e acessórios
"Os homens amam carros, em qualquer fase da vida", afirma Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, empresa responsável pela pesquisa. O estudante de direito Bruno Farinha, 24, por exemplo, diz que sonha em comprar um veículo. "Carro e apartamento estão entre os meus objetos de desejo, principalmente o carro, pois já moro com meus pais e posso vir a mudar de cidade", afirma.

Além disso, os homens gostam de acessórios para os veículos. "No meu carro, quero conforto e segurança, então uso bluetooth e GPS", diz o empresário Guerra Filho, 45. Esse último item também está na lista do engenheiro Paulo Sérgio Giusti, 62. "Acho uma maravilha não ter que me preocupar em saber o caminho. Só quero chegar", comenta. (AJ)


 Fonte: www.otempo.com.br

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