Belezas naturais e artificiais em Cingapura



Você nunca deve ter ouvido falar de Cingapura, um pequeno país do continente asiático localizado em uma ilha e está em 17º lugar na lista dos menores países do mundo com apenas 683 km², fazia parte da Malásia, foi dominado pelos ingleses em 1819 e desde 1965 é um estado independente. Mesmo com pouco tempo de independência, Cingapura possui um padrão elevado de renda per capta por habitante graças a valorização da educação que se classifica dentre as melhores do mundo. Quem passa por países vizinhos antes leva um choque já na chegada, pois diferente de outros países da região, Cingapura é muito organizada e limpa e isso se reflete no aeroporto que é moderno, bem cuidado e cheio de orquídeas que são a marca oficial do país. Entre os prédios há muita vegetação que faz com que pareça, para mim, o lugar ideal. O lugar onde você pode viver entre a natureza, mas na cidade grande.
Aeroporo de Cingapura - exemplo de beleza e
 sustentabilidade com suas belas orquídeas

Mas ainda existem inúmeros desafios. Para um país que é uma ilha, por ironia, um dos maiores problemas é a escassez de água. Desde o início do século passado, Cingapura importa água doce da Malásia. Com o crescimento da população, a necessidade de água no país é cada vez maior.

Por enquanto, a solução é a construção de barragens. A mais nova está bem próxima ao centro da cidade. “Quando chove, e a água do outro lado da barragem está mais baixa, nós abrimos estas comportas. Então, a água salgada sai e é substituída pela água doce da chuva”, explica o diretor das Águas de Cingapura, George Madhava.
Dinheiro para grandes obras públicas é o que não falta em Cingapura. E os recursos não se perdem, porque não existe corrupção no país. “Em Cingapura, logo após a independência, um ministro aceitou um presente, de passar férias com a família no exterior. Quando voltou, ele foi preso. As leis são bem restritas”, conta Kishore Mahbubani, do Centro de Políticas Públicas Lee Kuan Yew. É um sistema que tem o apoio da maioria da população. Por isso, na jovem democracia de Cingapura, a oposição nunca conseguiu vencer uma eleição. “Eu sempre digo que a diferença entre eleições em Cingapura e eleições nos EUA é que nos EUA você sabe a data das eleições, mas não sabe o resultado. Em Cingapura, você sabe os resultados, mas não sabe a data”, brinca Kishore Mahbubani. É claro que Cingapura não é um país perfeito. Ainda tem muito que avançar e aprender. Mas, com certeza, é um lugar em que a roda da fortuna gigante gira sempre para o lado da maioria.
 
PARA CONHECER


Igreja Católica no centro de Cingapura
Cingapura é um país de variadas culturas. Lá você encontrará igrejas, mesquitas, templos budistas, entre outros. Devido a intervenção dos ingleses, a arquitetura é muito gregoriana e há até um relógio parecido com o Big Ben de Londres. Outra coisa que faz recordar a capital inglesa é a roda gigante, a Singapure Flyer, que é a maior do mundo, chegando a 165 metros de altura que dá uma vista aérea de toda a cidade e em dias claros dos países vizinhos, Indonésia e Malásia. Não se esqueça de visitar também o Jardim das Orquídeas que é um verdadeiro espetáculo.




Singapure Flyer



Por Edinilson de Sousa Matias
Estudante de Jornalismo e professor de Geografia

Comentários